Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Foi Show: Boi Garantido no Rio de Janeiro


O Boi Garantido, de Parintins (AM), participou do show que Daniela Mercury fez no Palco Brasil, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na noite de 31 de dezembro de 2010. O público presente é estimado em 2 milhões de pessoas. O show foi gravado para o novo DVD da artista, Canibália - Ritmos do Brasil. No mesmo palco, em frente ao hotel Copacabana Palace, Alcione cantou antes e Zeca Pagodinho depois de Daniela.

O convite de Daniela foi consequência direta de sua apresentação no Bumbódromo cantando no Festival de Parintins em junho - foi a primeira artista de outro Estado a participar do evento. A baiana cantou o "Hino Nacional" (Francisco Manoel da Silva - Osório Duque Estrada) e, junto com o levantador do Garantido, Sebastião Júnior, interpretou a música-tema do boi em 2010, "Paixão de Coração" (Demétrius Haidos - Geandro Pantoja), que ela gravou em participação especial no CD Paixão 2010 do Boi Garantido.


Sebastião Júnior e Daniela Mercury no Bumbódromo - junho/2010

Meses depois, Daniela telefonou para Armando Vale, membro da Agremiação Folclórica Boi-bumbá Garantido, para saber da possibilidade da participação no show do Rio; acrescentou que considera o Festival de Parintins o cartão de visitas do Amazonas e aproveitando para agradecer por ter podido participar do festival. A cantora pediu a presença de 10 batuqueiros, da cunhã-poranga Tatiana Barros, do pajé André Nascimento, da sinhazinha da fazenda, do boi com tripa Denildo Piçanã, do levantador Sebastião e do apresentador Israel Paulain. O convite foi aceito, incluindo-se na delegação ainda a porta-estandarte Raíssa Barros, a rainha do folclore Patrícia de Góes e integrantes da diretoria do Garantido - sem contar os torcedores do boi que fizeram questão de ir à Cidade Maravilhosa participar deste grande momento para a música nortista.

Os amazonenses chegaram no dia 28 ao Rio, participando já nesse dia do ensaio geral da gravação do DVD, que durou 4 horas e foi realizado no Centro Cultural Waly Salomão, sede do AfroReggae, em Vigário Geral. No vídeo abaixo, você assiste trecho do ensaio, com Daniela e os cantores do Garantido interpretando "Vermelho" (Chico da Silva). No dia 30, o Garantido participou de outro ensaio, já no local do show, em Copacabana.



Na noite de réveillon, num show que durou aproximadamente cerca de três horas, o Garantido foi o último convidado a se apresentar, depois da Didá Banda Feminina (BA), o AfroReggae (RJ), com participação dos meninos do Afrolata, e a Escola de Samba Unidos da Tijuca (RJ). Na participação do Garantido, que durou nove minutos, Sebastião Júnior cantou com Daniela as toadas "Paixão de Coração" e "Vermelho". Logo depois a baiana encerrou o show com seu primeiro sucesso, "O Canto da Cidade" (Daniela Mercury - Tuta Gira).


Boi Garantido e Daniela no Bumbódromo - junho/2010

Em seu site, Israel Paulain definiu a participação do Garantido no show como "Inesquecível e emocionante". No texto, publicado no dia 3, disse ver no convite de Daniela "uma oportunidade de nacionalizar o ritmo da toada e a cultura do boi-bumbá, de levarmos a nossa toada para os quatro cantos desse país através de uma das maiores artistas da música brasileira."

Ao falar em "levar aos quatro cantos", Israel não se referia apenas ao DVD, cujo lançamento anunciou para fevereiro. A partir desta apresentação em Copacabana, Daniela incluiu no roteiro do espetáculo Canibália as toadas "Paixão de Coração" e "Vermelho" - já as cantou, por exemplo, no tradicional show que faz em Salvador no anoitecer de 1º de janeiro de todos os anos, o Pôr do Som. Em relação a isto, a baiana se destaca como primeira mulher de outra região a cantar toada de boi - no próprio Amazonas, lembremos, apenas com o extinto grupo As Dessanas e, atualmente, com o Dueto Amazônico, é que tivemos vozes femininas cantando toadas de boi, gênero onde durante muito tempo apenas o canto masculino era aceito.
  • Poucos dias antes do show no Rio, Daniela foi entrevistada pelos leitores do Correio da Bahia. A pergunta de Letícia Santos foi sobre o Garantido:
"Você esteve no Bumbódromo, no Amazonas - aliás, a primeira cantora de outra estado a se apresentar no festival - e agora convidou o grupo Garantido a se apresentar junto com você no réveillon, no Rio. O que a gente pode esperar dessa participação?

Daniela Mercury - É um momento, sem dúvida, fabuloso, belíssimo esteticamente para o DVD e emocionante, porque trazer o povo do Amazonas para o Rio de Janeiro em pleno réveillon e criar esse vínculo, mostrar a cultura do Norte de perto é algo muito especial. Eu vou tentar traduzir, dentro do show, um pouco do festival de Parintins, a beleza que me encantou e que me deu o desejo de levar o Boi Garantido para meu DVD. Eu não só estou levando Parintins pra Copacabana, mas eu quero que o mundo inteiro saiba o quão extraordinário é o Festival de Parintins, quanto orgulho eu tenho de ser brasileira e ter um Festival como esse acontecendo no Brasil e sendo parte da nossa cultura."

Nenhum comentário:

Postar um comentário