Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

domingo, 23 de janeiro de 2011

Central de Abastecimento: Mixtape Festival Casarão 2000-2010


Nosso download indicado (com ressalvas) neste domingo é o Mixtape Casarão 2000/2010 - 30 músicas que fizeram o Festival, que a produção do evento de Porto Velho lançou na rede na quinta-feira, 20 de janeiro. A compilação reúne 30 artistas e bandas que participaram destes primeiros 11 anos de Festival Casarão, indo de nomes consagrados no cenário nacional, a exemplo de Pato Fu e Pitty, quanto revelações recentes (citemos Nevilton) e dedica quase metade do espaço a artistas do Norte (além da maioria das bandas de Rondônia, também há Mini Box Lunar, do Amapá, Caldo de Piaba, do Acre, Johny Rockstar, do Pará, e Mezatrio, do Amazonas). Entre as músicas de bandas rondonienses, destaco a inclusão de uma música da Ultimato (é muito difícil encontrar música da Ultimato para baixar) e faixas das extintas Maria Melamanda, Recato (não fica claro no texto do encarte, mas a frase "Uma pena para a cena" se refere ao fato da banda já ter acabado) e Scrooff, mais uma da Strep quando ainda se chamava Sedna. Enfim, o Festival está de parabéns pela iniciativa.

As ressalvas de nossa indicação se referem à parte técnica dos áudios. Além de juntar no mesmo pacote MP3 (que toca em qualquer player) e WMA (que só roda no Windows Media Player), há faixas com 128 kbps lado a lado com outras de 192 e até 320 - o uso de bitrates maiores que 128 não se traduz em efetivo ganho de qualidade no áudio, apenas aumenta o tamanho do arquivo e deixa o pacote a ser baixado mais pesado. Porém o grande pecado do mixtape é a falta de normalização no volume das faixas, que oscila de 81 a 101 decibéis, o que exige que o ouvinte fique ajustando o volume praticamente a cada mudança de música. A faixa com 81 decibéis, por exemplo, teria tudo para ser o destaque da compilação, não fosse a condição do áudio - trata-se da fornada "Moliendo Café/ Vacilando com Ayahuasca", com o Caldo de Piaba tocando 13:18 ao vivo (ao que tudo indica, uma gravação da própria apresentação da banda no Casarão; não lembro de ter visto esta gravação do Caldo em outro lugar). Afora o bitrate variável e o volume muito baixo, os estalos que se superpõem à música o tempo todo tornam penosa a audição da faixa.

Mas, enfim, o conjunto da obra recomenda o download - afinal, o Casarão organizou uma coletânea realmente representativa não só do seu festival, mas da própria cena independente da década. Para baixar, clique na capa em forma de fita cassete aí embaixo.


Mixtape Casarão 2000/2010 - 30 músicas que fizeram o Festival
Cachorro Grande, Maria Melamanda, Ludov, Do Amor, HeyHeyHey, Cidadão Instigado, Pitty, Mezatrio, Di Marco, Johny Rockstar, Matanza, Ratos de Porão, Ultimato, Comunidade Nin-Jitsu, Recato, Ecos Falsos, Macaco Bong, Gloom, Nevilton, Autoramas, Pato Fu, Versalle, Dead Fish, Scrooff, Caldo de Piaba, Enmou, Coveiros, Mini Box Lunar, Sedna e Móveis Coloniais de Acaju
Formato - MP3 / WMA
Tamanho do arquivo zip - 134 MB
Duração - 1 hora, 52 minutos e 53 segundos

Nenhum comentário:

Postar um comentário