Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Esclarecimento sobre o Clipe do Ano


Caríssimos amigos,

A votação para o Clipe do Ano está cancelada. O canal do Som do Norte no YouTube - http://www.youtube.com/user/somdonorte - tem agora a função de veicular clipes produzidos na região Norte, lançados neste ano, sem que haja competição.

A mudança foi necessária porque, tendo a votação iniciado na manhã de sexta, dia 3 de dezembro, já na noite do domingo, 5, alguns vídeos pararam de ter seu número de visualizações atualizado, enquanto outros seguiam sem alteração. Obviamente, estava configurada uma distorção no resultado, da qual eu desconhecia a causa. (Nada parecido aconteceu com o concurso de covers promovido há algum tempo pelo canal de Gilberto Gil no YouTube, onde busquei o conceito de "1 visualização = 1 voto"; cada vídeo teve milhares de acessos, e não houve relatos de problemas.)

Nesta quarta, tendo se completado mais de três dias sem que mudasse a votação de pelo menos dois dos vídeos, entrei em contato com os responsáveis pelas inscrições dos seis clipes, propondo dois caminhos: transferir a votação para o Som do Norte - que seguiria então nos moldes do que foi o Música do Ano, em dezembro de 2009 -, ou tornar nosso canal um veículo da produção de clipes do Norte, abandonando-se o caráter competitivo. Quatro dos seis participantes optaram pela segunda alternativa.

Aproveito para reproduzir trecho do e-mail de Vinicius Tocantins, que além de ser músico (ex-integrante da banda Somero) é técnico de informática:

"Olá Fabio e amigos das bandas,
também já tinha notado o congelamento do contador de visualizações do YouTube. Achei isso muito estranho e fui atrás de algum respaldo técnico e percebi que o YouTube ainda não tem tecnologia para esse tipo de concurso devido ao seguinte fato: quando um vídeo começa a ter muitos acessos em um curto espaço de tempo, o Google (dono do YouTube) bloqueia o contador achando que o vídeo está querendo se autopromover na rede para ganhar destaque na página principal do portal. Bloquear o vídeo em 300 acessos foi uma forma que a empresa encontrou para controlar a autopromoção mundial dos vídeos."

Caso esta informação fosse fornecida publicamente pelo YouTube ou pelo Google, eu jamais iria iniciar uma votação nos moldes propostos.

Enfim, a partir de agora, portanto, o canal do Som do Norte está à disposição para veicular os Clipes do Ano - a condição é que sejam produzidos em um dos estados do Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e lançados no YouTube a partir de 1º de janeiro deste ano. Os vídeos cujos links recebermos irão fazer companhia a estes que, inscritos entre 17 e 30 de novembro, participaram da fase de votação:
  • Admitir - Sincera (PA)
  • Águas do Rio - Iekuana (RR)
  • O Avesso e o Avesso - Destruidores de Tóquio (PA)OBS: Precisamos retirar o vídeo do nosso canal devido a reivindicação de direitos autorais)
  • Ilumina - Jeanne Darwich (PA)
  • Strange - Boddah Diciro (TO)
  • Teu Sorriso - Somero (RR)
A todos estes agradeço a compreensão quanto ao ocorrido. Estou certo de que a opção da maioria por não haver mais competição, abrindo espaço para outras bandas, permitirá uma maior difusão da produção musical e audiovisual do Norte, resultando desta forma num proveito maior para todos.

Fabio Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário