Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Agenda Macapá: Banco da Amizade


Por Mariléia Maciel

O bairro do Laguinho, Zona Norte de Macapá, prepara a festa de fim de ano mais tradicional da capital amapaense. É o Banco da Amizade que completa 39 anos no dia 26 de dezembro e será festejado com muita música, fogos, dança, samba, marabaixo e batuque, como sempre foi desde o início. Localizado na rua General Rondon, próximo ao Centro de Cultura Negra, o Banco reúne todos os anos centenas de pessoas de todos os bairros para a programação que inicia às 6h e encerra à meia-noite.

A festa do Banco começou da comemoração, no antigo banco de madeira, do batizado de um neto do mestre Sacaca com sobra de comida e bebida do Natal dos moradores da redondeza. Antes era feita uma “blitz” pelos participantes que arrecadavam dinheiro para a compra de vinho que acompanhava o churrasco do boi, fruto de doação. Os garrafões vazios eram pendurados na mangueira. Hoje a tradição continua, porém sem a contribuição dos passantes, uma vez que muitos moradores e empresários colaboram, e as garrafas não ficam mais penduradas na árvore.

Batuque

A festa começa logo cedo, às 6h, com a alvorada de fogos e início dos preparativos para o grande almoço que é servido a todos. Os pioneiros e novatos, que ainda moram no Laguinho ou não, participam do futebol que é jogado na quadra da escola Azevedo Costa, numa competição de gerações. O almoço é servido às 13h com uma farta mesa de churrascos e caldos que fica posta até o fim da tarde. Às 14h iniciam as apresentações no palco armado no meio da rua.

Marabaixo

- Este ano é muito importante pro bairro, estamos vivendo uma renovação cultural no Laguinho, unindo gerações e movimentando a comunidade, o Pagode Vip que ajuda os moradores do Poço do Mato completou um ano, a Festa do Tambor que comemora a criação oficial do Laguinho será feita novamente, tem o ciclo do marabaixo e o Encontro dos Tambores que são festas de reencontros e formação de novas amizades, é isso que dá vida ao Laguinho - comemora Dô Sacaca, da coordenação.

Para o próximo ano, quando o banco completa 40 anos, a coordenação pretende inaugurar um monumento no local.

Organizadores

As camisas da festa estão sendo vendidas a R$ 20,00 e a caneca custa R$ 5,00. Podem ser adquiridas no Calçadão do Valdir, em frente à Igreja São Benedito. O caldo, churrasco, gengibirra e vinho serão distribuídos gratuitamente.


Programação

06:00 – Alvorada de fogos

10:00 – Futsal – Quadra do Azevedo Costa

12:00 – Cobertura Sonora

13:00 – Almoço

14:00 – Grupo Sensação do Samba

17:00 – Marabaixo do Artur

18:00 – Bateria da Universidade de Samba Boêmios do Laguinho

19:00 – Raízes do Bolão – Batuque

20:00 – Grupo Raimundo Ladislau – marabaixo

21:00 – Sambarte

24:00 – encerramento

As fotos deste post são da festa de 2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário