Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Aeroplano lança single Estou Bem Mesmo sem Você


Nas fotos de João Sincera, você vê a banda paraense Aeroplano, que lança o single virtual Estou bem mesmo sem você neste sábado, como uma prévia do CD Voyage, gravado em dezembro de 2009 em Goiânia. O CD é um lançamento do selo Doutromundo Discos, que apresenta o single em parceria com SenhorF Virtual e uma série de blogs editados em Belém, como o Som do Norte, Veia Pop, Rock Pará e Música Paraense. Na sequência, você lê o texto de apresentação do trabalho escrito pelo guitarrista Diego Fadul, ouve as músicas que integram o single e encontra o link para baixar o áudio e as cifras das canções, fotos, papel de parede e rótulo do single, além do texto de Diego.

***



Estou bem, mesmo sem você (por Diego Fadul)

Mais de cinco anos ficaram para trás desde que o Aeroplano subiu ao palco pela primeira vez em algum boteco falido moralmente, numa noite quente dessas típicas de Belém, em que a chuva se arruma toda, mas não cai uma gota do céu.

Provavelmente a única coisa que não mudou de lá pra cá foram as tais noites quentes desta cidade. Hoje o cenário independente é completamente diferente, com muitas outras bandas, outra dinâmica na cadeia produtiva da música, além de diversos novos conceitos de organização dos "atores" desta cena cultural.

Com o Aeroplano não foi diferente: a múltipla personalidade musical de que a banda era acusada de ter, nitidamente traduzida em falta de uma identidade mais forte (ou rígida, menos flexível), o que é natural para toda banda que está iniciando, ficou longe no passado, assim como uma série de influências pueris, coisa de moda da época, foram filtradas pelo tempo que separa os quase 30 anos dos integrantes dos 20 e poucos do início da banda.

Hoje, anunciando Voyage, disco gravado em Goiânia (GO) no estúdio RockLab com o diversas vezes premiado produtor Gustavo Vazquez, o quarteto paraense apresenta seu single Estou bem mesmo sem você, que reflete com propriedade o que é a cara da banda atualmente, algo como um anti hit obscuro e melodioso sobre fracasso dos relacionamentos diante do desgaste inafastável que o tempo causa. O single virtual sai pelos selos SenhorF Virtual e Doutromundo Discos, o último sendo responsável também pelo lançamento do disco.

O clima de "guitarras empoeiradas", tratamento lo fi do som e uso de equipamentos e instrumentos da década de 70 segue por todo o disco e podem ser conferidos em mais duas canções que acompanham esta mostra do disco: "Pra você, solidão", canção que tem acompanhado a banda desde seu EP de estréia; e a inédita "Vermelho que é rosa", provavelmente a música mais densa deste trabalho.

Assim como cada uma das músicas que constituem o disco - e o single, consequentemente - Voyage fala sobre o desprendimento, o abandono, a partida sem saber onde se vai chegar, a viagem em si, não pelo destino, mas pela flexão verbal, o meio, não o fim. A banda trouxe isso para a arte que acompanha o trabalho, baseando o conceito da obra no isolamento, na solidão, não na desesperança, mas por opção de estar só no mundo, de passagem, mas ainda assim estar bem. E é bem assim como soa.

***

Clique na capa para baixar o single

ESTOU BEM, MESMO SEM VOCÊ
Aeroplano - 2010

1 - Estou Bem, Mesmo sem Você



2 - Vermelho que é Rosa



3 - Pra Você, Solidão


Nenhum comentário:

Postar um comentário