Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Tradições Brasil documenta festas populares brasileiras

Foi realizada na Feira das Américas – Abav 2010, no Rio de Janeiro, a estreia dos seis primeiros vídeos da coleção Tradições Brasil, uma parceria do Ministério do Turismo em parceria com a Associação Arte Vida. Os filmes documentam grandes festas culturais que viraram atrações turísticas do país. Com 24 minutos cada um, os filmes exibidos retratam as celebrações de Corpus Christi (RJ e ES), as festas juninas (SE), a Procissão Fluvial de São Pedro (Manaus, AM), a Festa do Divino Espírito Santo (Pirenópolis, GO), a Semana Farroupilha (Porto Alegre, RS) e a Festa da Nossa Senhora da Boa Morte (Cachoeiras, BA). A próxima festa a ser documentada será a Romaria do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE). Até março, os realizadores prevêem completar a coleção até março, registrando outras 3 festas, fechando assim 10 títulos.

O objetivo dos vídeos é fazer com que os operadores turísticos conheçam um outro olhar sobre os destinos que comercializam. Rani Ribeiro, da equipe de produção, detalha que o processo de preparação das gravações inclui uma pesquisa prévia detalhada sobre manifestações folclóricas, aspectos gastronômicos e culturais, crenças, música e dança das festas populares selecionadas para a coleção, além da identificação dos atrativos turísticos regionais.

A Associação Arte e Vida pretende fazer também um site para disponibilizar os vídeos. Interessados em ter acesso ao material podem entrar em contato com a produção dos documentários pelo telefone 61 8160-6611 (Rani Ribeiro).

O material que recebi do Ministério do Turismo não menciona se o Círio de Nazaré (Belém, PA) será incluído na coleção. Seria uma lacuna imperdoável.

Um comentário: