Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Tocantins presente na criação da Federação Nacional dos Músicos


Na semana passada, aconteceu no Rio de Janeiro a assembleia de fundação da Federação Nacional dos Músicos. O Tocantins esteve representado por Luciano de Souza, presidente do SindiMusi-TO (Sindicato dos Músicos do Tocantins) e por Helena de Oliveira Zica, cantora do grupo Palmas Música e professora do Centro de Criatividade do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.


Reproduzo abaixo a nota sobre o evento emitida pela Comunicação do SindiMusi-TO.

***

Aconteceu dia 23 de outubro, na sede do SindMusi-RJ, a reunião de assembléia geral de constituição da Federação Nacional dos Músicos. Na ocasião, representantes de 12 sindicatos de Músicos de todo o Brasil aprovaram a ata de fundação da FENAMUSI e acertaram para a segunda quinzena de março de 2011, possivelmente em Salvador, Bahia, a assembléia de fundação da instituição.

Acesso a uma estrutura representativa nacional muito mais eficaz - este foi o tom das discussões em torno da criação da FENAMUSI, além de questões como nota contratual, Previdência, Direito Autoral e a importância da mudança de mentalidade do profissional da música.

Nas discussões, ficou clara a necessidade de trabalhar pedagogicamente formas para que o músico se reconheça como trabalhador comum, tendo inclusive o entendimento da importância do recolhimento do INSS.

Os representantes do Tocantins se comprometeram a conduzir a entidade que representa sua base territorial no sentido de atender todos os requisitos necessários para estar apto a participar deste processo. Em contrapartida foram abertos canais de comunicação e negociação com Secretária Geral de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP, Dieese e Fundo de Previdência Petros (Cultura Prev).

Comunicação SINDIMUSI-TO

Um comentário:

  1. Será ótimo e necessário os músicos do Brasil terem uma Federação Nacional dos Músicos. Sou instrumentista em Livramento/RS e aplaudo esta importante idéia, sigam adiante.

    Braz Nunez

    ResponderExcluir