Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

domingo, 31 de outubro de 2010

Agenda Belém: Palestra sobre Jornalismo Cultural


Na próxima quinta, dia 4 de novembro, o jornalista Fabio Gomes, editor do Som do Norte, realiza palestra sobre Jornalismo Cultural na sala C 403 da FAP (Rua Municipalidade, 839 - Umarizal), a partir das 18h30, com entrada franca e aberto ao público em geral.

Entre os temas a serem abordados, estão: conceito de Jornalismo Cultural; breve histórico do Jornalismo Cultural brasileiro; semelhanças e diferenças na forma como veículos especializados e não-especializados cobrem as pautas culturais; e o modo como a internet acabou com a antiga separação entre artista, jornalista cultural e público, resultando no que Fabio denomina Jornalismo Cultural 2.0. Vários exemplos a serem apresentados na palestra serão buscados aqui no blog Som do Norte, um caso concreto de veículo de jornalismo cultural que já nasceu interativo e que não seria possível sem a internet.
  • No dia seguinte à palestra - ou seja, na sexta, 5 de novembro -, acontece o Workshop Jornalismo Cultural 2.0, que será realizado no Espaço Aberto Ná Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, 449, entre Benjamin Constant e Dr. Moraes). Ainda há vagas - clique aqui para saber mais e se inscrever.

3 comentários:

  1. FÁBIO GOMES, POR QUE SEU BLOG PARECE NÃO ESTAR SENDO ATUALIZADO COMO ANTES? VOCÊ ESTÁ SEM TEMPO?

    ResponderExcluir
  2. Francinete, é difícil responder de forma objetiva a algo que você mesma, ao perguntar, já cobre de subjetividade ("por que seu blog parece...").

    Quando seria este "antes"? Houve um período, entre junho e agosto deste ano, em que de fato o blog teve pouquíssimas atualizações, devido ao problema que tive para acessar a internet assim que cheguei a Belém. Quando algo desta ordem acontece, sempre informo meu público.

    De agosto para cá, as atualizações retomaram o ritmo normal. Em outubro, já são 47 (o número ainda pode aumentar até a meia-noite), mais do que foi em setembro (38). Só na quarta passada, foram 5.

    O que muitas vezes acontece, também, é que prefiro atualizar uma notícia que já está no ar, em vez de criar um novo post, quando sinto que isto poderia "picotar" o assunto. Fiz isto ontem em dois posts com a programação do Se Rasgum - a do palco principal e a do palco Laboratório. Certamente o leitor interessado na programação do festival prefere encontrar um único post com as notícias atualizadas, do que ter que ficar olhando o blog todo até achar o que quer. Sempre considerei a qualidade da informação mais importante do que a quantidade.

    Essas atualizações importantes em posts que já estão no ar são informadas em nosso Twitter e também no Rapidola (enviado por e-mail para nossos 306
    assinantes, e disponível online em http://www.somdonorte.com.br/rapidola.html)

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    O Portal B1 gostaria de fazer contato para fins de parceria

    portalbelem1@bol.com.br

    ResponderExcluir