Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Do Baú: Os Cometas


Recebi o material que compõe este post no começo do mês, enviado pela jornalista Mariléia Maciel, a propósito do show da banda Os Cometas no Trem Desportivo Clube (Macapá) no dia 4. Infelizmente, não pude noticiar o evento a tempo, pois estava offline naquela semana. Mas não podia deixar de dividir com vocês o resgate histórico que o texto de Mariléia (adaptado por mim) e principalmente as fotos! as fotos! nos proporcionam. Uma rara vista d'olhos sobre a música nortista da década de 1960.

No Manganês Esporte Clube
(Serra do Navio, AP)

O conjunto Os Cometas, o grupo de maior sucesso dos anos 60 e 70 do Amapá, fazia apresentações concorridas especialmente pela seleção que trazia para os salões músicas de Renato e seus Blue Caps, The Brazilian Beatles e Roberto Carlos, que eram tocadas nas sedes como as do Esporte Clube Macapá, Trem Desportivo Clube, Santana e Manganês Esporte Clube e ainda no Círculo Militar, Aeroclube, Piscina Territorial e Assembléia Amapaense.

Festa na Piscina Territorial

Os primeiros instrumentos do grupo foram comprados pelo então baterista e hoje piloto Roberval Benigno que iniciou Os Cometas junto com os percussionistas Muscula e Walfredo, também cantor; o guitarrista Sebastião Mont’Alverne; os baixistas Luis Almeida e Pedro Altair; o trompetista Assunção; no sax quem já arrasava era Espíndola; no piano estavam Aymoré Batista e Augusto e quem soltava a voz eram Joacy, Célia e Nando.

Baile no Santana Esporte Clube

Em 1968 o guitarrista Gato e o cantor Humberto Moreira passaram a integrar o grupo que, após outras substituições, em 76 parou de tocar continuamente. A maior parte dos que passaram pelo grupo continua sua carreira musical, como os já citados Espíndola, Aymoré e Sebastião, e ainda Jomasan, Venilton, Bebeto e Nonato Leal. Em 2008 eles resolveram se reunir para apresentações especiais mas com o mesmo estilo musical o que resultou em dois shows por ano sempre com casa lotada.

Baile no Círculo Militar

Hoje o maestro Álvaro Gomes faz a direção musical e eles se apresentam com Humberto Moreira, Zé Paulo, Walfredo, Nando e Espíndola e os novatos José Pinto, Eliseu, Hamilson, Heloisa e Gilmar.

Roberval, Fátima, Espíndola, Mestre Oscar, Neuza, Pinon,
Ana Maria, Assunção, Nando, Átalo, Pedro Altair, Martinho

3 comentários:

  1. visitei esse site para relembrar o meu querido pai JOACY MONT ALVERNE nos tempos dos cometas onde ele sempre foi muito feliz. SAUDADES...
    ONDE QUER QUE ELE ESTEJA VAI ESTAR SEMPRE PRESENTE AO LADO DOS AMIGOS.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber se Os Cometas tem algum lp ou compacto...

    ResponderExcluir
  3. Creio que os Cometas não gravaram nada, Raito. Primeiro porque não deixariam de citar isso no material que nos foi enviado. Segundo, que as primeiras gravações em Macapá datam de 1971, ou 1973, conforme a fonte, e quem gravou foi o grupo Os Mocambos - leia em http://somdonorte.blogspot.com/2010/01/na-rede-os-mocambos-pioneiros-na.html

    ResponderExcluir