Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sábado, 7 de agosto de 2010

Manaus: Copa de 2014 pode gerar investimentos em cultura


Ao propor a elaboração do Plano Estratégico do Turismo Brasileiro para a Copa do Mundo da FIFA de 2014, o Ministério do Turismo incluiu "atrativos culturais" entre os itens da oferta turística passíveis de receber investimentos. A proposta foi apresentada em Brasília na quarta, 4, durante reunião da Câmara Temática Nacional de Desenvolvimento Turístico (CTNDT), entidade composta por representantes das 12 cidades-sede, dos ministérios do Turismo e dos Esportes, do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e do Conselho Nacional do Turismo que tem por função propor políticas públicas e soluções técnicas necessárias e eficientes na área do turismo tendo em vista a Copa.

O plano terá como foco principal seis áreas:
  • estruturação da oferta turística (meios de hospedagem, alimentação, receptivo e atrativos naturais e culturais)
  • infraestrutura turística (sinalização e centros de atendimento ao turista)
  • qualificação profissional (gerentes e prestadores de serviços turísticos)
  • promoção e apoio à comercialização (nacional e internacional)
  • combate à exploração sexual (campanhas de sensibilização)
  • estruturas e serviços temporários para a Copa.
O planejamento estratégico reunirá dados sobre a situação atual e demandas das cidades-sede para o Mundial na área do turismo e apresentará propostas com indicação de investimentos e cronograma de ações. Por ser uma das cidades-sedes, Manaus pode receber parte destes recursos.

A secretária de Turismo do Amazonas, Oreni Braga, comemorou a proposta:

- O coração da Copa é o turismo. O setor é a coluna vertebral do evento, precisamos de bons aeroportos, mão-de-obra qualificada, bons hotéis. Esse planejamento permitirá a oferta de bons serviços turísticos e infraestrtutura adequada ao turista em 2014.

Para ser colocado em prática, o plano precisa ser aprovado pelo Grupo Executivo da Copa – composto pela Casa Civil, ministérios da Fazenda, do Turismo, do Esporte e do Planejamento, Orçamento e Gestão; a partir daí, será estabelecida uma Matriz de Responsabilidades do Turismo Brasileiro para o Mundial de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário