Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

segunda-feira, 7 de junho de 2010

É Show: Brasilidade - Nanna Reis

Foto: Felipe Accioli

No dia 20 de maio, a cantora paraense Nanna Reis, 19 anos, realizou seu primeiro show solo, Brasilidade, no Teatro Margarida Schivasappa, em Belém. É este show que você passa a ouvir daqui a pouco, direto da nossa caixinha cantante.

Natural de Belém, Nanna começou seus estudos musicais aos 8 anos, no Conservatório Carlos Gomes. Aos 13 anos foi estudar Técnica Vocal voltada para o Canto Popular, na Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA). Participa de festivais, dentro e fora do estado, desde os 16 anos. Em junho de 2007, fez, ao lado do pai, Alfredo Reis, seu primeiro show oficial - Reflexo. Em setembro de 2009, foi uma das convidadas para o show de lançamento do DVD Billy Blanco, o Compositor, no Teatro Maria Sylvia Nunes. Atualmente, cursa o Técnico em Canto Lírico, no Conservatório Carlos Gomes, e Licenciatura Plena em Música na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Como vocês sabem, esta é a primeira vez que um show completo é publicado no blog, em forma de caixinha cantante. O que vamos ouvir é o que foi gravado direto no dia do espetáculo, sem aplicação de efeitos posteriores, salvo o corte de falas, a normalização do volume etc, mas nada que alterasse em essência o que foi captado. Ao concordar com a publicação, Nanna fez questão de escrever um recado...

Aos ouvintes da Caixinha Cantante do Som do Norte.

Primeiramente, tô tirando a sandália e pedindo licença pra entrar (rsrs).

Eu sou Nanna Reis, cantora paraense, e este show Brasilidade foi gravado ao vivo no Teatro Margarida Schivasappa aqui em Belém, e foi o meu primeiro show solo. Com direção musical do maestro Tynnôko Costa, foi um passeio pela música brasileira, onde tentei deixar um pouco da identidade musical de cada região, dando ênfase maior pra nossa onda regional, mas saindo um pouco daquela história do "açaí com tapioca", misturando com influências latinas e afro-brasileiras, porque afinal a nossa musicalidade é uma mistura de tantos povos distintos, e tantas culturas diferentes que se fundem formando a nossa música brasileira. Então tem um pouco de tudo, foi do samba e choro ao lundu e carimbó. Doei-me de todo jeito a esse projeto desde a fase de escolha do repertório, a escolha de arranjos das músicas e tudo mais. Foi uma responsabilidade muito grande, e um desafio mostrar minha musicalidade e me lançar com tanta vontade.

Tivemos os problemas técnicos a que todo show ao vivo, sem tantos recursos assim, pode se submeter (rsrs) e até por isso fiquei um tanto receosa com o convite do Fabio, por que enfim, podia não passar no “controle de qualidade” do blog e tal, mas acho que é uma boa as pessoas me conhecerem musicalmente na mais pura expressão, com uma verdade na voz, sem muitos enfeites e “mágicas” que as gravações em estúdio nos proporcionam. Uma parte das músicas do show é inédita, de compositores locais, que provavelmente estarão no meu primeiro disco, dessa vez sem mais problemas técnicos (hehe).

Então é isso meus queridos, espero que vocês gostem! Escutem, baixem "A Tentação", que disponibilizei pra download, e mandem as suas opiniões, suas críticas, sugestões, que estou aqui para atendê-los. Até a próxima! Beijos gigantes!

Nanna Reis
***

As inéditas do show são: "Brasilidade", "À Flor da Pele", "Saga Marajoara", "A Tentação", "Curimbó - O Baque Certeiro dos Mestres" e "Toda Manhã". A rigor, o grande problema técnico que se vai notar é uma microfonia em "Brasilidade".




Som do Norte

Gostou da nossa caixinha cantante?
Então copie o código e leve-a para cantar em seu site ou blog!


1 - Chovendo na Roseira (Tom Jobim)
2 - Igapó (Sebastião Tapajós) adaptação do "Estudo nº 1 para Violão" (Heitor Villa-Lobos)
3 - Brasilidade (Alfredo Reis)
4 - À Flor da Pele (Alfredo Reis)
5 - Saga Marajoara (Alfredo Reis)
6 - Paragens do Meu Canto (Alfredo Reis) canta Alfredo Reis
7 - Místico Solar (Alfredo Reis) canta Alfredo Reis
8 - A Tentação (Alfredo Reis) Baixe a música
9 - Tunuka (Mayra Andrade)
10 - Falando de Amor (Tom Jobim) part. Charme do Choro com Diego Xavier (cavaquinho)
11 - Iluminada (Roberto Mendes - Jorge Portugal)
12 - Acalanto (Tereza Cristina)
13- Rosebud - O Verbo e a Verba (Lenine - Lula Queiroga) part. Adriano Cruz
14 - Tambor de Couro (Ronaldo Silva)
15 - Curimbó - O Baque Certeiro dos Mestres (Ziza Padilha)
16 - Toda Manhã (Alfredo Reis)
17 - Nega (Antônio Carlos Maranhão - Alfredo Reis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário