Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Agenda Macapá: Começa nesta quarta Festival Junino no Sambódromo


Por Mariléia Maciel

Inicia amanhã, 9 de junho, o Festival Junino do Pólo Macapá, organizado pela FEFAP (Federação das Entidades Folclóricas do Amapá) com apoio do Governo do Estado e Prefeitura de Macapá. O concurso é eliminatório e além da capital é realizado também nos pólos Amapá, Santana, Jari e no sub-pólo Bailique, quando os jurados escolhem escolhidos os grupos que disputarão o Festival Estadual. Neste último fim de semana foi realizado no Bailique, das quatro participantes, foram eleitas as duas melhores para o Estadual.

A quadra junina amapaense é considerada a maior da Região Norte. São 104 grupos que participam em todo o Estado, unindo mais de 1.400 participantes, incluindo coordenação e dançarinos. A presidente Daiana Ronieli fala que a grandeza do evento não se resume a quantidade de dançarinos. “É uma festa muito grande que une jovens, potencializa seus talentos, dá oportunidade de emprego para muitas pessoas como costureiras, coreógrafos, marcadores, historiadores e o resultado é a apresentação criativa e luxuosa dos grupos que deixam o mês de junho mais colorido”, diz a presidente.


O Concurso do Pólo Macapá acontece nos dias 9, 10 e 11 de junho e é disputado entre 39 grupos divididos em três chaves, 13 por noite. O dia 12 o concurso é em Amapá, onde disputam grupos de Tartarugalzinho, Porto Grande, Calçoene e Amapá. O pólo Santana elege as melhores no dia 18 e no dia 20 a festa é do pólo Jari que escolhe grupos de Laranjal e Vitória do Jari. As quadrilhas com melhor pontuação disputam o Estadual do dia 25 a 28 de junho, no Arraiá do Meio do Mundo, no Parque de Exposições de Fazendinha.

As eleitas irão para a final estadual nos dias 30 de junho e 1º de julho. Uma das inovações este ano é o concurso de quadrilhas tradicionais, que será também no Parque de exposições no dia 29 de junho. A entrega da premiação será dia 2 de julho com a banda Solteirões do Forró. As apresentações do Festival Municipal iniciam às 19h e o ingresso custa R$ 3.

Clique aqui para ver em pdf a programação com os grupos divididos por chaves. Imprima e leve pro Sambódromo com você!

Obs: as fotos são do festival de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário