Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Na Rede: Aíla celebra Música Popular Brasileira em Pocket Show

Por Juliana Maués, do Guiart
Publicado originalmente no Guiart
em 14.05.10

São apenas dois anos de carreira e a artista já coleciona currículo de veterano: apresentou-se em inúmeros bares e teatros de Belém; foi melhor intérprete em dois importantes festivais de música (o Femupa 2008 e o Festival de Música Popular Paraense 2009); obteve segundo lugar no Festival de Música de Parauapebas; teve seu show “Intimidade” ao lado da também cantora Juliana Sinimbú escolhido para abrir a programação cultural do Fórum Social Mundial que aconteceu ano passado em Belém.

Para comemorar e agradecer pela bem sucedida trajetória, Aíla faz hoje, 14, e na próxima sexta, 21, um show em formato pocket que inicia o período de experimentações sonoras que dará origem ao seu primeiro CD. O álbum é previsto para ser gravado em julho ou agosto e lançado entre o fim deste ano e início do próximo. “O pocket show é uma fase de pré-produção do CD, tem a finalidade de amadurecer o processo, para entrarmos no estúdio com tudo pronto: arranjos, timbragens etc.”, afirma a artista.

Para essa nova fase da carreira, ela tem ainda mais uma novidade: despediu-se do sobrenome “Magalhães” e assumiu de vez a estética pop que o seu primeiro nome proporciona naturalmente. “Primeiramente, queria deixar bem claro que adoro meu sobrenome (risos), porém já tinha algum tempo que pensava em não mais usá-lo artisticamente. Cheguei à conclusão que o nome ‘Aíla’ soa singularidade, é incomum, não necessita do complemento 'Magalhães' para diferenciá-lo”, esclarece.

Apesar de a mudança no nome ter motivos racionais, Aíla também demonstra ser um pouco supersticiosa no que se refere a números. No CD, ela espera gravar 11 faixas, número que, segundo ela, sempre lhe trouxe coisas boas. Dentre elas, composições inéditas, em sua maioria, e duas regravações, ainda não definidas. Estarão no CD, as músicas defendidas em festivais, como “À Sua Maneira”, “Vamos” e “Cinema Tupiniquim”.

No Pocket Show, além delas, o público poderá ouvir composições que são referência sonora para a cantora, de artistas como Joãozinho Gomes, Adriana Calcanhoto, Vitor Ramil etc. A apresentação tem como convidados os músicos Arthur Nogueira, Juliana Sinimbú e Luiz Félix (La Pupuña). Integram a banda Felipe Cordeiro (violão), Arthur Kunz (bateria), Marcel Barretto (guitarra) e Maurício Panzera (contrabaixo). A programação tem início às 21h.

Trajetória

Aíla iniciou a carreira cantando nos palcos deslizantes da Estação das Docas, ao lado de Walter Acioli, em maio de 2008. Construiu sua trajetória simultaneamente em bares e teatros de Belém e em festivais de música. Apresentou-se ao lado de grandes artistas, como Adilson Alcântara, Maria Lídia, Simone Almeida, Andréa Pinheiro e Adelbert Carneiro.

Firmou-se também em apresentações ao lado de nomes da nova geração da música paraense, a exemplo de Leandro Dias, Felipe Cordeiro, Juliana Sinimbú. “Sempre digo que fui muito bem recebida no meio artístico e agradeço muito por isso. Desde o início, estabeleci amizades e parcerias com pessoas que foram importantes para esse momento inicial”, afirma.

O estilo? Bem, Aíla sempre foi uma apaixonada pela Música Popular BRASILEIRA – sim, ela faz questão de grafar assim mesmo, em caixa alta. E foi cantando ritmos nacionais que ela se destacou e consolidou. Logicamente, dois anos ainda é muito pouco para contemplar a riqueza musical do país. Por isso, ela declara que ainda tem fôlego para muito mais.

- Bem, sou extremamente apaixonada por Música Popular BRASILEIRA. E acredito que dificilmente meu trabalho tomará outros rumos, acho que ainda precisamos explorar muitas raízes ritímicas nacionais, como o carimbó, o marabaixo, dentre outros. E através dessas misturas e novas concepções, mostrar ao mundo que temos milhares de outras riquezas musicais, além do samba.

Serviço:
Pocket Show da cantora Aíla Magalhães
Data: 14 e 21 de maio (sexta-feira)
Horário: 21h (OBS: o show do dia 21 inicia às 22h)
Local: Boteco São Matheus – Tv. Pe Eutíquio, próximo a Riachuelo
Ingresso: R$ 10,00

Veja o vídeo da música "À sua maneira"





2 comentários:

  1. É isso ae Aílaaaaa!
    \o/
    SUCESSO
    Suellen Bauen

    ResponderExcluir
  2. coisa fofa, coisa leve... aíla

    ResponderExcluir