Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

terça-feira, 18 de maio de 2010

Agenda Belém: 2 Anos do Coletivo Megafônica

(Arte do cartaz: Nevilton)

Desde maio de 2008, primeiro com o nome "Megafônica Produções", ainda formado por 4 meninas, o Megafônica, já agitava a cena alternativa paraense com eventos ousados, e desde lá viabilizando artistas de fora do Pará, nunca perdendo o trem das novidades na música brasileira. Hoje, constituído como Coletivo Megafônica, o grupo, que conta aproximadamente 30 membros e a integração de 10 bandas conhecidas nas noites paraenses, atua não só na produção de eventos, mas vem aumentando o leque das movimentações culturais, indo da música ao audiovisual, da web rádio à distribuição de produtos, do design à mídias livres. Tudo isso pautado na economia solidária e regado a um trabalho cooperativo, voluntário e estimulante a cada dia. Não é à toa que vários e-mails de bandas e pessoas interessadas em agregar ao grupo chegam na caixa de entrada do correio eletrônico do grupo frequentemente.

O nome "coletivo" foi encaixado ao nome quando o Megafônica aderiu à rede nacional de produtores culturais espalhados em mais de 40 cidades brasileiras chamada Circuito Fora do Eixo, a partir do congresso Fora do Eixo realizado em Rio Branco, no Acre, em setembro de 2009. Com a integração à rede de coletivos nacional, o Megafônica passou a crescer e agregar mais agentes, e hoje, é referência em produção cultural independente no Pará, tendo no currículo produções como o Festival Grito Rock 2010, shows de bandas renomadas na cena independente nacional como como Macaco Bong (MT), Los Porongas (AC) e O Jardim das Horas (CE).

Nevilton

No aniversário de 2 anos, o coletivo Megafônica não podia deixar de fazer uma festa à altura do motivo da celebração, e por isso trará à Belém a banda Nevilton (PR), um dos maoires destaques atuais na música independente e uma das bandas mais bem recebidas pela crítica especializada em festivais Brasil afora. O Nevilton, após passar uma temporada nos Estados Unidos, volta ao Brasil e rapidamente se consolida como uma das bandas mais eletrizantes e com letras e melodias suaves e grudentas, sempre cantadas nos shows nas cidades por onde passam. Recentemente, fez uma turnê pelo Nordeste ao lado de outro destaque da cena independente, Mini Box Lunar (AP); ainda antes de chegar ao Pará, passa por Goiânia (Festival Bananada) e Brasília, cidades que integram a turnê de lançamento de seu EP Pressuposto. Tendo recebido o prêmio de 2º melhor show de 2009, os paranaenses prometem mostrar aos paraenses o porquê da premiação.

Stereoscope

Participarão também da festa de 2 anos do Coletivo Megafônica, as bandas Stereoscope, banda que despensa comentários, tendo recentemente lançado um CD de onde só elogios surgiram e sendo uma das melhores bandas paraenses; The Baudelaires, que após ter passado pelo Grito Rock Cuiabá (MT), não pára de despertar o interesse de críticos pelo Brasil afora; Juca Culatra e Power Trio, que após a explosão no Festival Se Rasgum, já realizou mais de 10 shows fora de terras paraenses, passando pelo eixo Sul-Sudeste inteiro somente neste ano e Paris Rock, a banda que passou a se destacar após o show histórico no Fest Music e hoje já tem no currículo shows em várias cidades paraenses e no Norte do país, além de convites pra festivais em outros Estados.

A festa acontece no domingo, 23 de maio a partir das 17h no pub e casa de shows Café com Arte. Os ingressos custarão R$10,00 no local. Com direito a telão e a final do 2º Turno do Parazão antes dos shows.

Coletivo Megafônica


SERVIÇO:
2 Anos de Coletivo Megafônica
Com Nevilton (PR), Stereoscope, The Baudelaires, Paris Rock e Juca Culatra e Power Trio
Dia 23 de maio (domingo), a partir das 17hs
Ingressos a R$10,00 no local

Nenhum comentário:

Postar um comentário