Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sábado, 3 de abril de 2010

Karina Francis fala do Rockazine


Ontem, na entrevista que publicamos com a Boddah Diciro avaliando como foi ter o CD Strange como nosso Disco do Mês de março, um dos temas comentados foi o Rockazine, projeto da estudante de Jornalismo Karina Francis, que falou sucintamente sobre ele ao final da matéria. Como não é a primeira vez que o Rockazine é citado no Som do Norte, entendemos que já era o momento de oferecer um espaço à Karina para que falasse dele mais detalhadamente; ela aceitou e é isto que passamos a ler em seguida. Com a palavra, Karina Francis.

***

"O Rockazine é um veículo independente, impresso e também em versão online, que foca em bandas independentes de todos os estados brasileiros. A ideia é mostrar como funciona o sistema por meios de textos de pessoas que atuam na área. Além disso, ele tem um caráter inédito: cada edição vai contar com uma banda destaque de uma região do país - Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Junto do material impresso virá um CD com todas as músicas citadas. A ideia é que as pessoas realmente conheçam o trabalho das bandas.

Cada edição vai contar com colaboradores de cada região falando sobre este universo. Jamais quis fazer isso sozinha. A ideia é unir a galera e falar da cena integrando a música diretamente com o jornalismo. Entretanto, apesar de entrar na categoria de fanzine, seu projeto gráfico é algo inovador, em questões de formato e tudo. Também vou mandar pra galera via correio. A ideia é circular.

Estou me doando muito pra esse projeto. Minha previsão é lançar o Rockazine no segundo semestre desse ano. O projeto já tá bem encaminhado, já estou colocando em execução várias pautas e comecei o projeto gráfico. Segundo meu projeto, em julho o Rockazine já deve ter site. Já convidei vários colaboradores, pessoas importantes hoje pra cena independente, a equipe deve ter oito ao todo. Dos confirmados, hoje, posso citar: Artur Guimarães, jornalista e editor da revista Zás, que vai falar do Sudeste; Cecilia Maria, jornalista, fotógrafa, foi editora de cultura do jornal O Estado, de Palmas, por mais de 2 anos; Daniel Bauduco, estudante de jornalismo e um dos autores do blog Matar-te; Fabio Gomes, editor do blog Som do Norte; e Jeder Janotti, professor doutor em comunicação pela UFBA, autor dos livros Aumenta que o assunto é rock and roll e Heavy Metal com Dendê.


A ideia de fazer o Rockazine vem desde meu 1º ano de faculdade. Ano passado fiz a edição piloto juntamente com o Beto, da Boddah Diciro, que era meu colega. A arte do logotipo é dele. A edição piloto foi lançada virtualmente e na Ulbra. Ficamos felizes porque todo mundo gostou e as as críticas foram construtivas para aprimorar a edição oficial 01. Agora resolvi retomar o projeto, como meu trabalho de conclusão de curso, e também para lançar impresso e virtual. Até chamei o Beto para entrar nessa comigo de novo mas ele está na correria, tanto com as atividades da banda quanto com a conclusão do curso, ele também está se formando agora. De todo modo, ele vai estar na edição 01 através do destaque à Boddah, não em função da amizade que temos, porque pra mim não existe isso, no Rockazine as pautas são levadas com rigor jornalistico. A Boddah vai figurar em razão da trajetória que construiu nessa caminhada de seis anos."

* Depoimento via Gtalk, na quinta, dia 1º

Nenhum comentário:

Postar um comentário