Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Foi Show: 3ª Noite do Tendencies Rock Festival


Depois de duas noites com lotação máxima, o 7º Tendencies Rock Festival registrou um público ligeiramente menor no encerramento, dia 17. O que não quer dizer menos agito: nem a ligeira chuva que caiu no início do último show desanimou a galera de Palmas - quem prestigiou os shows curtiu uma noite de rock pesado que beirou a perfeição. Um dos motivos foi a excelente curadoria do produtor André Donzelli (Porkão) - conforme os shows se sucediam, ficava claro que havia uma lógica a presidir a junção dos nomes escalados para tocar no palco do Tendencies neste sábado.

Sim, muitos dos elementos que garantiram o sucesso da apresentação do inglês Blaze Bayley (ex-vocalista do Iron Maiden) - a melhor do festival e que certamente ficará na história de Palmas - estavam presentes em vários dos shows anteriores:
  • a intensa interação com a platéia também marcou os shows de Maquinários, Trampa e Mukeka di Rato. O baixista do Lopes e dois músicos do Trampa chegaram a descer no palco para tocar entre os fãs.
  • o rock pesado (fosse hard, fosse metal) marcou a sequência dos quatro últimos shows da noite - pela ordem, Trampa, Lopes, Mukeka e Bayley
  • e para estes quatro nomes (Trampa, Lopes, Mukeka e Bayley) a participação no Tendencies representou o primeiro show em Palmas.
Houve outros 'diálogos criativos' entre os diversos shows:
  • Mohanna e Mukeka contaram com participação especial de fã cantando - o vocalista de cada banda chegou à beira do palco e convidou alguém do público para completar o refrão
  • rodas de pogo marcaram o shows de Mohanna, Trampa, Lopes e Mukeka
E a noite de sábado registrou ainda alguns momentos inesquecíveis:

Maquinários no 7º Tendencies Rock Festival
- 17/4/10
  • o excelente show de Maquinários, que une uma série de influências (do hard rock ao country, presente inclusive no figurino dos músicos, como se vê na foto acima) num som que em certos momentos lembra o da Veludo Branco, de Boa Vista. Maquinários fez o segundo show da noite e agitou a galera - boa parte dela constituída de fãs fiéis desta banda de Palmas, que cantaram todas as músicas e foram citadas nominalmente pelo vocalista Ivan Silva nos agradecimentos. Entrevistei duas delas, Rejane Alves e Julianna Silva. Vamos ouvir:


    OK, vocês querem saber porque Rejane, Julianna e as outras fãs curtem tanto a banda... Então escutemos um trecho do show de Maquinários nessa noite que encerrou o Tendencies Rock Festival:

  • Três integrantes d'A Babba de Mumm-Rá fizeram uma breve participação especial no show de Lopes. Ouve aí:


  • tanto Maquinários quanto Capelinos abriram o show com uma música instrumental. Aliás, boa parte das músicas de Capelinos tem longas introduções, solos e finalizações instrumentais, em algumas composições o canto aparece mais como uma intervenção vocal do que no formato consagrado entre nós de ênfase à letra.
  • ah, e teve O pulo! Uma hora, a Trampa diminuiu o volume do seu som e o vocalista André Noblat convidou o público a se sentar no chão do Tendencies, preparando um grande salto coletivo para quando o som voltasse ao peso anterior (foi para coordenar isto que o baixista desceu do palco). Indescritível a energia da galera palmense saltando, só vendo para ter idéia (espero conseguir uma foto desse momento com o Eduardo Mesquita).
Neste último dia, além das fãs da Maquinários, entrevistei:
  • Fábio Mozine (d'Os Pedrero e Mukeka)

  • Lopes

  • André Noblat - Trampa

  • Diogo (dos Hellbenders)

  • e novamente Carol Pasquali (da Girlie Hell)

As entrevistas com as bandas tocantinenses serão feitas por e-mail nos próximos dias. E aguarde, em breve vou publicar aqui mais fotos e vídeos feitos pela Mari Camata

Ajude-nos a completar esta cobertura: se você tem fotos do festival, mande para musicadonorte@gmail.com. Use o mesmo e-mail para nos informar links de vídeos de shows do 7º Tendencies que você tenha postado no YouTube. E abuse de nossos campos de comentário para falar o que você achou dos shows e do evento em geral. O 7º Tendencies Rock Festival acabou só no palco; aqui no Som do Norte ele ainda vai durar muuuuito!

Mais uma vez nossos parabéns ao Porkão e toda sua equipe pela excelente produção do evento, e nossos agradecimentos por ter nos convidado a acompanhar de perto estes grandes momentos do rock no Tocantins.

Encerramos esta cobertura dividindo com vocês um presente que recebemos do Marcão, guitarrista da Baba de Mumm-Rá: 10 fotos inéditas e exclusivas do showzaço de Blaze Bayley! Nhá!










9 comentários:

  1. o baixista do lopes também desceu na galera para tocar uma das músicas, bandaça, espero ver outro show deles por aqui em palmas.

    ResponderExcluir
  2. Max, valeu o comentário... na verdade foi mesmo o baixista do Lopes, e não o do Mukeka, que desceu na galera. Já corrigi no texto.

    ResponderExcluir
  3. Opaaaa! 7º Tendencies foi muito bomm! Valeu Fabio por escrever sobre a Maquinários! Estamos muito satisfeitos com o resultado. o Fim de semana teve as expectativas superadas na minha opinião! Shows surpreendentes, galera descendo do palco pra tocar no meio da galera! Até o Watson, nosso guitarrista pulou lá pra baixo!

    Foi uma satisfação e uma imensa honra pra gente poder trocar idéias com você. Estamos aí no que precisar!
    Em breve vou mandar uns links do youtube que foram gravados do último dia.
    Um grande abraço!
    Sucesso!

    Fui atrás do som do Veludo Branco, muito bom por sinal!
    (Matheus Andrighi)

    ResponderExcluir
  4. As matérias estão dez. Párabéns Fábio pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Oláaaaaaaaaaaaaaaa!!

    Eu sou a @VivoVerde do twitter =D Bom, não pode ir no Festival, mesmo morando aqui em Palmas, acheo MUITO BOM ler suas matérias aqui no blog, assim pude perceber melhor como foi o festival, mesmo não podendo estar lá!

    Gostei muito de sua narrativa, foi perceptível a sensação que você me passou, muito obrigada.

    Algumas bandas que estavam no festival eu queria MUITO ver... mas enfim, fica para a próxima. Parabéns ai ^^

    ResponderExcluir
  6. Karina, obrigadíssimo pelo seu comentário, afinal além de leitora do blog e minha amiga você é parte da história do Tendencies, fico muito honrado por este reconhecimento.

    O que escreveram Matheus e Daiane também é significativo. Primeiro as damas, então... o que a '@VivoVerde'fala é muito interessante; afinal, é ótimo que o jornalismo cultural preste este serviço, de narrar os fatos para quem não foi ao evento, evitando ao mesmo tempo soar repetitivo para quem esteve presente.

    Do que Matheus fala, destaco o finalzinho: de que, ao ler o que publiquei,procurou ouvir a Veludo Branco (o que pôde fazer aqui mesmo no blog). Isto com certeza é mais uma satisfação que tenho, ao permitir que as bandas dos diferentes estados do Norte usam o blog, literalmente, como um meio de comunicação entre si. Maravilha!

    ResponderExcluir
  7. Capellinos ( Ep - O Invasor )
    Gostaria de disponibilizar
    o nosso primeiro ep gravado
    em fevereiro de 2010, intitulado "O Invasor".
    Produção: Gustavo Vasquez e Capellinos.
    Estudio: Rocklab
    Com certeza aberto à criticas!
    vlwww
    1 - No fim da queda.
    2 - O Invasor
    3 - Insulte o Tempo
    4 - Nada Sei
    5 - Capella
    6 - Paraiso Artificial
    http://www.4shared.com/audio/f4tkgtHT/Capellinos_-_01_No_Fim_da_Qued.html
    http://www.4shared.com/audio/nSO5men_/Capellinos_-_02_O_Invasor.html
    http://www.4shared.com/audio/nWKKi3hU/Capellinos_-_03_Insulte_o_Temp.html
    http://www.4shared.com/audio/X0qSeYjD/Capellinos_-_04_Nada_Sei.html
    http://www.4shared.com/audio/I5l0SSlh/Capellinos_-_05_Capella.html
    http://www.4shared.com/audio/hNn6XmDi/Capellinos_-_06_Parais

    ResponderExcluir
  8. Valeuuuuu Max, valeu mesmo e nós tbm esperamos voltar muito em breve foi um Festival foda e um público fodastico

    Valeu Fabio por ter prestigiado nosso show

    Valeu toda Galera Rock de Palmas

    ResponderExcluir
  9. Grande Fábio Gomes!
    Antes de mais anda queria te agradecer pelos elogios, pois vindo de um cara como você é de extrema importância pra nós da banda DONA QUITÉRIA. Quero te parabenizar também pelo seu trabalho, pelo blog que vem se destacando cada vez mais e que dá tantas oportunidades para bandas undergrouds.

    Espero te ver em breve.

    Um grande abraço.

    Cacau - Guitarrista DONA QUITÉRIA

    ResponderExcluir