Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Disco do Mês: Conheça Euterpe


No sábado, dia 3, comemoramos nosso 8º mês no ar lançando como Disco do Mês o CD Batida Brasileira, da Euterpe, que você pode ouvir em nossa caixinha cantante no Música do Norte. No mesmo dia, reproduzimos aqui o excelente comentário do jornalista Luiz Valério sobre o disco. Agora, é o momento de conhecermos melhor a trajetória desta cantora e compositora de Roraima cujo trabalho temos o orgulho de destacar agora em abril.

***

Euterpe, musa da música e da poesia lírica na mitologia grega e nome científico do açaí, é também o nome da cantora e compositora roraimense que acaba de lançar seu álbum de estréia, o CD Batida Brasileira. Gravado entre fevereiro e abril de 2009 no estúdio APCE em Belém-PA, com arranjos do baixista paraense Adelbert Carneiro e percussão do Trio Manari, o CD contém em seu repertório músicas de compositores da região Norte do Brasil, algumas deles sendo de co-autoria da própria Euterpe. Premiado pela mais recente edição do Projeto Pixinguinha, Prêmio Produção 2008, o CD Batida Brasileira tem o patrocínio do Ministério da Cultura através da Funarte.

Natural de Boa Vista, RR, na fronteira do Brasil com a Guiana e a Venezuela, a cantora Euterpe brinda os ouvintes do seu primeiro CD com uma mistura dos ritmos presentes em sua região. Música indígena, afro-caribenha, samba de cacete, salsa, cúmbia, marabaixo, xote bragantino, naiambing, reggae e zouk, são alguns dos ingredientes ritmicos que dão à sua Batida Brasilera um sabor de mistura e originalidade. Os temas são dinâmicos e multiculturais.

Euterpe iniciou sua carreira de cantora em 1999 no Coral Canarinhos da Amazônia, em Boa Vista, com 11 anos. Participou das gravações dos CDs Amigos para sempre (1999), Brasil 500 anos (2000) e Canarinhos ao vivo no Teatro Amazonas (2002). Residiu em Manaus de 2003 a 2006 e foi destaque na cena musical da capital do Amazonas apresentando-se em casas de espetáculos e outros espaços culturais. É deste período sua pré-classificação para o Programa Fama (TV Globo), onde chegou a ser semi-finalista.

De volta à sua cidade natal em 2007, foi vencedora da Mostra Canta Roraima, promovida pelo Sesc, e indicada como representante do seu estado no 30° Femucic em Maringá (PR), com a música "Xapuri" de George Farias e Eliakin Rufino. Em 2008 ganhou os prêmios de 1° lugar e melhor intérprete no 11° Festival de Música de Roraima - FEMUR, com "Outros Brasis", de Roberto Dibo e Eliakin Rufino. Em 2009, também em Boa Vista, foi primeiro lugar e melhor intérprete no Festival Canto Forte, em Boa Vista, "Capoeira", parceria sua com Eliakin Rufino.

Euterpe planeja lançar em breve mais dois CDs com o mesmo título, compondo o que ela batizou de Trilogia Batida Brasileira. Com músicas de sua autoria, composições de parceiros e convidados, o objetivo da artista é mostrar a música popular brasileira que é produzida no Norte do país. Batida Brasileira, o primeiro CD da trilogia, recém-lançado, está sendo comercializado nacionalmente através da distribuidora Tratore.

A cantora pretende dedicar o ano de 2010 para divulgar a sua Batida Brasileira e para isso está agendando apresentações em diversas cidades, começando pela região Norte. Acompanhada por sua banda, ou no formato voz e violão, ela sempre encanta as platéias de seus shows com sua voz segura e afinada, seu carisma e sua presença de palco. Euterpe não é somente a nova revelação da música roraimense, mas uma aparição criativa e inteligente no atual cenário da música popular brasileira.

Na internet, o trabalho de Euterpe pode ser ouvido em www.myspace.com/euterpecantora

Contatos para shows: musadavoz@hotmail.com / Tel: (95) 8116-1069

Nenhum comentário:

Postar um comentário