Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sábado, 3 de abril de 2010

Disco do Mês: Batida Brasileira


Nosso Disco do Mês de abril é o CD Batida Brasileira, estreia em disco da cantora e compositora roraimense Euterpe, gravado com recursos do Projeto Pixinguinha (Funarte) e lançado em dezembro de 2009 em shows nos municípios de Boa Vista, Mucajaí, Caracaraí e Pacaraima.

Andressa Nascimento, 24 anos, iniciou sua trajetória musical no Coral Canarinhos da Amazônia, com o qual gravou os CDs Amigos para Sempre (1997), Brasil 500 anos (2000) e Canarinhos da Amazônia (2002), este ao vivo no Teatro Amazonas, Manaus. Foi também vocalista da banda Roraima Reggae. No ano passado, adotou o nome artístico de Euterpe, o mesmo da musa grega da música e da poesia lírica - e também o nome científico da palmeira do açaí (Euterpe oleracea).



A concepção do CD Batida Brasileira partiu de algumas horas de conversa de Euterpe com seu diretor artístico Eliakin Rufino. Contando com a experiência de Eliakin, juntos conceberam repertório, temática abordada, foco e proposta musical. Para compor o disco de 12 faixas, Euterpe escolheu músicas de Zeca Baleiro (MA), George Farias, Neuber Uchôa (ambos de RR), Joãozinho Gomes (AP), Paulo Moura, Almino Henrique (ambos do PA) e Roberto Dibo (AM), além de parcerias suas com os poetas Eliakin Rufino e Gilberto Mendonça Telles.




Batida Brasileira foi gravado no estúdio APCE em Belém, com direção musical do baixista Adelbert Carneiro, responsável pelos arranjos e concepção sonora do CD. Os músicos convidados para a gravação do disco Batida Brasileira foram Edgar Matos (teclado), Esdras de Souza (sopro), Adelbert Carneiro (contrabaixo), Davi Amorim (guitarra e violão) com participações especiais do Trio Manari de Percussão, nas mãos de Márcio Jardim, Nazaco Gomes e Kleber Paturi, além de Diego Xavier (cavaquinho) na música "Vem do Mar", Luís Pardal (acordeom) na música "Reggae Leaves" e Chimbinha do Calypso com levadas de guitarrada nas músicas "Saravá" e "Gogó do Nego". Para a direção de voz, Euterpe contou com a participação especial de Nilson Chaves.

Batida Brasileira fala de cântico banto, terreiro e batuque. Tem tempero, tem zouk, tem pimenta com sal, e pandeiro de Jackson, tem uma mistura legal de samba com reggae e cúmbia da fronteira, tem Iara dançando no rio, tem roda de capoeira. Esta batida vem do calor do norte, da savana africana, da pressão do tambor. Um grito a Yemanjá em Copacabana ao baque agudo do agogô.






1 - Capoeira (Euterpe - Eliakin Rufino)
2 - Feitiço (Euterpe - Gilberto Mendonça Telles)
3 - Gogó do Nego (Zeca Baleiro - Joãozinho Gomes)
4 - Pandeiro de Jackson (Almino Henrique - Paulo Moura)
5 - Saravá (Euterpe - Eliakin Rufino)
6 - Xapuri (Georges Farias - Eliakin Rufino)
7 - Vem do Mar (Euterpe - Eliakin Rufino)
8 - Pimenta com Sal (Eliakin Rufino)
9 - Música da Luz (Neuber Uchôa)
10 - Outros Brasis (Roberto Dibo - Eliakin Rufino)
11 - Reggae Leaves (Euterpe - Eliakin Rufino)
12 - Dançando no Rio (Adelbert Carneiro - Manari - Eliakin Rufino)

FICHA TÉCNICA

Direção Artística: Eliakin Rufino / Euterpe
Direção de Voz: Nilson Chaves
Direção Musical: Adelbert Carneiro
Produção Executiva: Bebeco Pujucan
Direção Musical: Adelbert Carneiro
Projeto Gráfico: Ina Carolina
Fotos: Jorge Macedo

Músicos:

Guitarras e violões: Davi Amorim
Teclados: Edgar Matos
Baixo: Adelbert Carneiro
Percussão: Kleber Paturi, Nazaco Gomes e Marcio Jardim (Trio Manari)
Saxofone e flauta: Esdras de Souza
Trombone: Jó Ribeiro
Trompete: Eser de Souza
Backing vocal: Suzane Cavalcante e Simone Portela
Técnicos de gravação: Assis Figueiredo e Ulisses

Participações Especiais

Acordeon de Luiz Pardal na música Reggae Leaves
Guitarra de Chimbinha nas músicas Saravá e Gogó do Nego
Cavaquinho de Diego Xavier, na música Vem do Mar

Gravado em Belém do Pará no estúdio APCE MUSIC nos meses de fevereiro, março e abril de 2009.

Instrumentos de percussão utilizados pelo MANARI

Tarrabuka, Toré, Curimbó, Djambé, Bumbo, Caixa, Chimbal, Bata, Pandeiro, Caixa de marabaixo, Milheiro, Bandeja, Berimbau, Matraca, Barrica, Sabá, Chapa, Panelinhas, Palmas.

Agradecimentos

Adelbert Carneiro, Eliakin Rufino, Esdras de Souza, Paturi, Nazaco, Marcio Jardim, Gilberto Mendonça Telles, Assis Figueiredo, Nilson Chaves, Enrico Dimicelli, Joãozinho Gomes, Patrícia Bastos, Wanessa Sandy, Flávio Chaves, Davi Amorim, Edgar Matos, Diego Xavier, Chimbinha do Calypso, Zeca Baleiro, Neuber Uchôa, Roberto Dibo, George Farias, Almino Henrique, Paulo Moura, Luís Pardal, Jorge Macedo, Ina Carolina, Bebeco Pujucan. Agradeço a minha família, minha mãe Edna Coelho e meu Avanísio Nascimento, meu irmão André Luiz. Agradeço aos paraenses pela amizade e musicalidade. Agradeço a Funarte, que através do Projeto Pixinguinha abriu a porta de entrada da casa do meu sonho. Agradeço a todos que acreditam nesta batida brasileira. Saravá!

CONTATOS PARA SHOW:

Nenhum comentário:

Postar um comentário