Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Agenda Belém: Lia Sophia


No dia 5 de maio, Lia Sophia faz no Teatro Margarida Schivasapa (Centur) show de lançamento de seu terceiro CD, Amor Amor, em que faz releituras de clássicos do brega romântico nortista.

O show 

A cantora estará acompanhada por banda integrada por grandes músicos da cidade: Adelbert Carneiro (contrabaixo), David Amorim (guitarra), Edvaldo Cavalcante (bateria), Jacinto Kawhage (teclado), Márcio Jardim (percussão) e Dj Pro.Efx (programações eletrônicas). A direção musical é da própria Lia, juntamente com Adelbert Carneiro. Cenário e iluminação de Nando Lima e produção e direção geral de Taísa Fernandes. O show inicia às 20h e tem o patrocínio do Banco da Amazônia. Ingressos a R$ 10, já à venda na loja Ná Figueredo. 

O CD 
Amor Amor é o terceiro álbum da cantora, compositora e instrumentista Lia Sophia. Neste CD, a artista encarou um grande desafio: resgatar grandes clássicos da música brega da região Norte. Por ter a infância rodeada por essas canções, Lia diz que "esta é uma volta ao passado com um olhar de agora”. 

Após três anos de pesquisa sobre o vasto e diversificado universo do Brega da região Norte, o resultado foi este: a releitura da música brega de uma maneira contemporânea e ousada, tanto nos arranjos quanto na sonoridade. 

Com a direção artística nas mãos, a artista misturou elementos da música eletrônica com células percussivas de ritmos regionais como o Lundu e o Marabaixo, imprimindo personalidade na interpretação e surpreendendo nos arranjos.

Trabalho produzido e mixado por Alexandre Moreira, produtor musical responsável por dezenas de memoráveis trabalhos ao lado de grandes artistas da MPB, contou também com a combinação dos talentos de Flávio Mendes, maestro e arranjador, do baixista Alberto Continentino e do percussionista Mapyu.  

Entre as regravações, destaque para “Tchau, tchau amor”, de Bella Maria e Ivan Peter, música de grande sucesso na década de 80 e , que ainda hoje é muito tocada em bailes da saudade que acontecem na periferia da cidade de Belém. “Amor Amor”, de Magno e André Carlos, e “Minha Amiga” de Mauro Cotta e Cláudio Lemos. 

Lia Sophia abre seu baú de memórias musicais para falar de amor e lhe envolverá em uma viagem romântica e cheia de swing, por delicadas letras e melodias que marcaram as décadas de 80 e 90.  

3 comentários:

  1. Adorei o blog! Já estou seguindo.

    Bom saber que mais pessoas são apaixonadas por bandas/cantores que venham do Norte, mesmo a região sendo tão desconhecida para o restante do país.

    abraços.

    ResponderExcluir
  2. nao perderei esse show! a Lia tem uma voz gostosa e eu adoro suas musicas.
    Tenho uma duvida, no show ela tmb vai cntar os sucessos de livre e castelo?

    ResponderExcluir
  3. Luana, bem-vinda ao blog, saiba que nossa proposta aqui é justamente contribuir para diminuir este desconhecimento que o país tem em relação aos artistas do Norte.

    Olívia, eu não sei te responder sua dúvida, por isso vou incluir sua pergunta na entrevista que farei com Lia para publicar logo logo.

    ResponderExcluir