Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

domingo, 14 de março de 2010

Turnê da Veludo Branco pelo Rio Grande do Sul

Por Victor Matheus*

Muitos em Roraima ainda desconhecem o papel representativo no eixo cultural do estado do Coletivo Canoa Cultural, sociedade civil sem fins lucrativos, representante do Circuito Fora do Eixo e Ponto Fora do eixo no estado, facilitador do diálogo entre os mais diversos seguimentos culturais local como CUFA, bandas, artistas plásticos, movimentos sociais e afins e gestor/ fomentador da cultura regional independente do norte que é exportada para o Brasil.

Uma das ações pautadas no Canoa Cultural é a integração do cenário musical local e regional, realizando eventos com shows musicais, festivais e intervenções, coordenando um coletivo de bandas e artes integradas que trabalha de forma organizada, associativa, colaborativa e sistemática para fortalecer a cena musical e artística independente de Roraima.

Entre essas propostas está também a articulação e circulação das bandas do estado para todo o Brasil, a exemplo, por intermédio do Canoa Cultural, Mr Jungle, Ostin, AltF4, Klethus e Veludo Branco.

Nesse mês de março, como parte dessas ações de integração e circulação, está sendo realizada uma parceria entre o coletivo Canoa Cultural e coletivos do extremo sul do Brasil - Macondo Lugar, Satolep e Extremo Rock Sul - afim de estabelecer uma relação de intercâmbio entre bandas, produtores e agentes culturais dos 2 estados.

Para essa primeira ação, a banda Veludo Branco estará a partir do dia 17, realizando a primeira turnê oficial de lançamento do disco de estréia intitulado Veludo Branco Rock N’Roll.

A banda rodará pelas estradas gaúchas algo em torno de 1.600 km, representando o estado de Roraima e divulgando não só o circuito independente de música nortista, mas uma série de outras faces da cultura amazônica também.

Na agenda da banda estão confirmadas as cidades de Porto Alegre, Santa Maria e Pelotas, contando com 3 shows, sendo 1 acústico, além de participar de debates com produtores e agentes culturais locais. Em breve, com a conexão estabelecida entre os extremos do Brasil, será possível que várias bandas de Roraima escoem para o RS e todo o Brasil.

Roraima mostra mais uma vez sua força e sua relevância no cenário cultural nacional, e o Canoa Cultural é uma das vitrines desse processo que vem transformando positivamente o “jeito de se fazer” cultura em nosso país.

* Músico e poeta
Produtor e Agente Cultural
Circuito Fora do Eixo - Coletivo Canoa Cultural 

Publicado originalmente no

***
Shows
17/3 - Dr. Jekyll - Porto Alegre
18/3 - Macondo Lugar - Santa Maria
20/3 - Casa Joquim - Pelotas (folder abaixo)


***
O CD 
Veludo Branco Rock N’Roll
Lançamento: 2010
Produzido por Bebeco Pujucan e Veludo Branco

Músicas:
1. Amor com três
2. Opala Branco (single)
3. O Gigolô
4. Corpete Vermelho
5. Falso Poder
6. Suave Veneno
7. Veludo Branco Rock N’Roll
8. Eu sou Alcoólatra
9. Verdade Ruína
10. Último Ato

O CD pode ser ouvido e baixado na íntegra em www.palcomp3.com.br/veludobranco.
Veludo Branco Rock N’Roll tem o apoio de 2B Autotintas, Academia World Gym, Motel Buritis, Rádio Vertical e Som do Norte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário