Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quarta-feira, 17 de março de 2010

Na Rede: Leoni propõe Rede Brasileira de Blogs de Música

Leoni lançou ontem em seu blog Música Líquida a idéia de uma Rede Brasileira de Blogs de Música. O cantor e compositor identificou o seguinte problema:

"Gravar e lançar uma canção nunca foi tão fácil e tão barato. Difícil é chamar a atenção. Sem contextualização, filtragem, recomendação e avaliação, fica muito difícil para o ouvinte navegar nessa inundação de informação.  

Hoje eu percebo que muita gente escreve sobre música na rede, mas que os leitores desses blogs são poucos ou dispersos. Os serviços que esses jornalistas informais poderiam prestar são enormes, mas o mal que ataca a música – dispersão da atenção – também cai sobre a produção escrita.

Para nós, músicos, tanto quanto para o público, contextualização, curadoria, indicação etc. são preciosos. Para isso temos que juntar forças. 

Se essa força colaborativa se tornar bastante visível, passaremos a ser referência para músicos - que nos enviarão suas novas obras - e ouvintes ávidos por novidades."

A partir daí, propõe que criemos...

"uma forma de conectar todos esses blogs, independente de estilo musical, gosto, forma de apresentação, num só lugar para facilitar as buscas dos ouvintes. Ter uma aliança, sem perdermos as individualidades e a liberdade da informação. (...) Não cheguei a uma conclusão sobre a melhor forma de apresentarmos essa massa de informação. Todos que têm um blog sobre música estão convidados a embarcar nessa viagem que promete trazer muitos benefícios para os artistas e para o público brasileiros."

Como eu já comentei lá na postagem original, "sou super a favor da idéia, nem li todos os comentários ainda, mas desde já quero me colocar à disposição para todas as fases: diálogo, articulação e execução. Parabéns, Leoni, pela idéia!"

Convido a todos a lerem o que Leoni escreveu, comentem lá ou aqui, e nos ajudem a concretizar isto que hoje é sonho e que é uma realidade da qual precisamos. 

O link direto para o texto original, com comentários, é http://musicaliquida.blogspot.com/2010/03/rede-brasileira-de-blogs-de-musica.html
  • Avança a passos largos a idéia de Leoni, divulgada em seu blog ontem às 13h13. Já hoje, às 13h22, LeoJandre criou no site do Grupos do Google a página de debates da Rede Brasileira de Blogs de Musica - cujo link é http://groups.google.com.br/group/rede-brasileira-de-blogs-de-musica (ou, mais curto para Twitter, http://tinyurl.com/yaz5mul). Todos aqueles que têm blog sobre música, de qualquer estilo, ou que querem colaborar com a rede de alguma forma, seja na parte técnica, seja como for, estão convidados a se tornar membros do grupo e participar da construção dessa nova realidade. Eu já estou lá. Mari Camata, do À La Maryjanne, também. 

4 comentários:

  1. Nossa, seria bem bacana hein!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Já está sendo bacana, Carol!
    Siga os links e junte-se a nós!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. SENSACIONAL!
    Suellen Bauen

    ResponderExcluir
  4. Cancelei hoje minha inscrição no grupo. Já há muito tempo que, fora recebermos links com vírus, ou uma que outra divulgação de show, nada acontece de fato em relação à ideia original de Leoni.
    Que pena.

    ResponderExcluir