Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sexta-feira, 26 de março de 2010

Massa Grossa: Primeiros Áudios

Textos: Pio Lobato
BANHO DE CUIA - 12/03/10 Pio, Ana Clara, Vovô



Banho de Cuia é um rearranjo da música que está no disco de mesmo nome, letra escrita por Emanuel Matos com melodia e arranjo do meu amigo José Maria Bezerra. A versão original contém uns loops de violão que me foram encomendados pelo Zé. Nesse rascunho inicial a idéia é pegar a estrutura pronta e montar algo partindo da guitarra. Uma timbragem limpa com uma base constante. Gosto muito das bases africanas penso que lembra algo assim.

Por enquanto não há baixo. A bateria está com uma divisão marcada, com alguns ressaltos de agudo no chimbal, constância na caixa e marcação no surdo. Gosto muito da formação de rock indie (como chamam hoje o velho trio guitarra, baixo e bateria), é legal ter a sonoridade e fazer algo completamente fora desse contexto.

O microfone condensador ficou muito perto do prato de condução, ficou alto, outra hora a gente grava ela melhor. Vamos tocando o barco...
DIAS QUENTES - 12/03/10 Felipe, Ana Clara, Vovô, Pio



(Melodia de Felipe Cordeiro sobre poema de Dand M.)

No primeiro dia em que nos encontramos pra tocar, o Felipe Cordeiro veio com essa música praticamente definida, até porque fazia um calor monstruoso, e nesse calor qualquer coisa que se consiga tocar já é lucro De cara a música me lembrou do desenho do Papa-léguas. Ainda não estou convencido da estrutura mas ela está caminhando.

Publicado no blog Massa Grossa - 26/03/10

***
VINHETA PRO DIDI - 13/03/10 Pio



Um dia conversando com o mestre Didi (Diego Fadul), da banda Aeroplano, percebi que temos mesmos interesses por texturas, sons de guitarra, pedais, ambiências, etc. Daí eu pensei que a gente pode trocar informação sobre isso na prática, fazendo umas vinhetas, trechos curtos de som, sem maiores pretensões.

Gravei uma vinheta usando exclusivamente guitarras buscando testar como essas camadas se comportam, coisas invertidas, diferentes equalizações, enfim, guitarras gravadas em casa e envenenadas com plugins baixados da net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário