Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

segunda-feira, 1 de março de 2010

Arthur Nogueira inspira grupo Mundanos


Quatro jovens de Belém, amigos de escola, que gostam de tocar e volta e meia se reuniam para uma roda de violão. Outras pessoas começaram a ouvir, gostar e frequentemente falar com eles sobre "o grupo" - embora oficialmente os quatro não se vissem assim. Isso não impediu que surgisse um convite, para que eles tocassem em um evento da Academia Paraense de Letras. Convite aceito, tudo estava certo, não fosse um detalhe: o que responder à pergunta: Qual o nome do grupo?

- Após um ensaio, nós fomos até o centro histórico de Belém e após muita conversa sobre o grupo foi sugerido o nome Mundanos, que foi aceito logo por todos - contou-me um dos quatro, Jean Leal, em e-mail enviado na sexta, dia 26. - O nome, confesso, veio sem querer e também sob forte influência do então recente trabalho do Arthur.

Recente mesmo: ainda não tinham se passado três meses do lançamento do CD Mundano, de Arthur Nogueira. Então, após alguns dias, Jean se preocupou, e foi conversar a respeito com Arthur, que explicou a inspiração em Vital Lima, conforme já vimos contando aqui no blog, e não viu problema algum no uso do nome pelo grupo.

- Desde então, ficamos despreocupados sobre questões de plágio e tudo mais, e o nome ficou até hoje, sendo bem aceito por todos e, realmente, passaram a nos chamar de "Mundanos".

E quem são os Mundanos? Veja-os na foto à direita: além de Jean (guitarra e violão aço), Shirlena Ferreira no vocal, Lucas Cardoso (violão nylon) e Antônio Carlos (contrabaixo) - o grupo está sem percussionista.

Eles por enquanto investem na construção de um repertório e uma identidade musical próprios - afinal, como já me disse Aíla Magalhães, "Inserir-se corretamente no meio musical em Belém não é tão simples assim". Entre as músicas do grupo, destacam-se "Mais Uma de Amor" (Jean - Shirlena - Lucas) e "Identidade", só de Lucas. A rotina dos Mundanos então atualmente é de ensaios, composições, gravações e divulgação na noite belenense, já tendo em vista passos maiores como CD e show para mais tarde.

Ou nem tão tarde: a cantora Nanna Reis (na foto à esquerda) gostou muito de um poema que Jean publicou agorinha no dia 19 de fevereiro em seu blog Relatos da Vida - "Recado" - e pretende musicá-lo, para gravá-lo em breve.

5 comentários:

  1. Gostei do resultado!
    É isso aí!Palmas pro Som do norte!
    Um abraço, Fábio!Se precisar, estamos aí!

    ResponderExcluir
  2. pode crer loco de mais emmm :D

    ResponderExcluir
  3. legal teu blog , cultura local e tals.. =]

    ResponderExcluir
  4. Som do Norte, novos talentos e novas formas de som para a música brasileira!

    ResponderExcluir
  5. noooossa que blog intressante!!! parabéns gostei bastante das divulgações q tu viseste!!! precisando dos MUNDANOS estamos aí!!!

    ResponderExcluir