Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Ouvindo Junto (2): Mais uma Vez

A música que vamos "Ouvir Junto" com Lia Sophia hoje é "Mais uma Vez", segunda faixa do seu CD  Castelo de Luz, lançado em junho do ano passado, o Disco do Mês do Som do Norte de janeiro.  

Mais uma Vez    (Lia Sophia)



Lia Sophia - Eu me utilizo de várias fontes de inspiração, e uma delas são as histórias que escuto de amigas e de outras pessoas. Essa foi uma história que ouvi, por várias vezes, dentro de um curto período de tempo!! (risos) Então resolvi fazer esta música. É sobre uma relação instável, daquelas que vão e voltam. Bem, acho que algumas pessoas já viveram isso por aí! 

Fabio Gomes – Sim, é uma situação bastante comum. O que não achei comum é a letra, um pouco longa para os padrões pop.

Lia - (risos) Tentei resumir... mas essas histórias são longas mesmo!

Fabio – Claro.

Lia - Que o digam os que passam por isso!!

Fabio – É uma letra que deixa entrever uma história cheia de idas e vindas. Por isso não entendi porque a Ana Peres disse que esta era uma das músicas de “histórias simples e românticas” do disco (“Lia Sophia inicia temporada no Relicário”, 3/6/09). Essa é das menos simples.

Lia - Acho simples no sentido de ser uma letra direta, sem muitas metáforas, é uma confissão clara, um desabafo como se estivesse conversando com um amigo.

Fabio – Aquilo de desligar o celular porque as amigas aconselharam, mas ainda confessando ter na cabeça a nega é um achado!

Lia - (risos) Isso é engraçado, o amor nos faz dessas!!!

Fabio - Você me disse uma vez que essa música “pegou” junto ao público aí de Belém, né? Você acha que é pela história da letra?

Lia - Andei percebendo que é um público mais maduro que sempre fala dessa música pra mim, e estão sempre fazendo um link com a Jovem Guarda. Acho que por esta identificação com a época, e o arranjo tá bem por aí mesmo. O clima do arranjo nos leva pra aqueles "cabarés" onde os que sofrem de amor vão parar e tomam todas pra esquecer a mágoa.

Fabio – Lia, o jornalista Toninho Spessoto (Notas Musicais #28) identificou essa música como soul. Você concorda?

Lia - Sinceramente, não! Pelo menos a idéia inicial não era essa!! Mas é claro que alguns vão achar parecido com isso ou aquilo. Aqui em Belém já me disseram que tem uma levada de brega. E não dá pra discordar muito. Muitos bregas foram gravados com esta levada e com este clima.

Fabio – A melodia do “Mais uma Vez” é simples, né, um tema sempre em menor. Não tem maiores acidentes.

Lia – É sempre menor! Essa é uma letra que fala de dor. Em minhas composições, de forma geral, as harmonias são simples, sem muitos acidentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário