Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Nós na Rede (2): Repercute Curso à distância de Jornalismo Cultural


Esta minha foto, uma imagem de autoria de Talita Oliveira, foi feita em setembro de 2008, na semana do Festival Varadouro, quando, a convite do Coletivo Catraia, ministrei meu Curso de Jornalismo Cultural em Rio Branco. O curso, aliás, tem grande ligação com o Norte, já que sua primeira edição foi realizada em agosto de 2005 no Colégio Ideal (Belém), dentro da programação do MBA em Gerência de Jornalismo do programa FGV Management. A previsão era que o curso fosse realizado pela primeira vez em São Paulo, já que eu o desenvolvi a convite do  Sindicato dos Jornalistas Profissionais daquele estado; o convite ocorreu em abril e as aulas foram agendadas para outubro e novembro. Belém teve a primazia porque o convite da FGV, formulado em julho, era para que as aulas acontecessem já no mês seguinte.  

Este momento "recordar é viver" é para dizer que entrou no ar neste final de semana a versão "à distância" do curso. Jornalistas formados, estudantes de Jornalismo ou outros profissionais que se dediquem a escrever sobre arte e cultura em meios impressos ou eletrônicos podem se inscrever através do site Jornalismo Cultural. Levando-se em conta as dificuldades para que novas edições presenciais ocorram com frequência (além das três citadas, nestes cinco anos o curso aconteceu mais cinco vezes, todas no Sul), acreditamos que esta seja uma forma eficaz de democratizar o acesso a este conteúdo, que não consta da maioria dos cursos de Comunicação do país. 

O primeiro blog a noticiar o curso à distância foi justamente o do Coletivo Catraia, ontem. Hoje o Jornal Web do Portal Cultura, do Pará, também destacou o curso. Nosso primeiro aluno desta nova fase é de Manaus, e recebemos hoje vários pedidos de inscrição do Pará. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário