Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sábado, 2 de janeiro de 2010

Na Rede: Top Five 2009

Entrou no ar em dezembro o Ei, deixa eu te falar!, que, nas palavras de seu criador, Vinicius Tocantins, da banda Somero e do Coletivo Canoa Cultural, é um "blog sobre música, gostos, impressões e indicações. Um espaço pra você ler algo legal sobre temas não tão divulgados pela mídia de massa."

Nos últimos dias de 2009, Vinicius selecionou 10 pessoas para indicarem seu "Top Five" musical do ano; tive a honra de ser o sétimo escolhido. Minha lista entrou no ar ontem. Citei como destaques quatro artistas do Norte (os paraenses Juliana Sinimbú, Lia Sophia e Trio Manari, e os amapaenses do Mini Box Lunar) e um do Nordeste, o maranhense Josias Sobrinho.  Como "previsões" para 2010, falo da expectativa pelo 2º CD de Madame Saatan e pelas boas surpresas que possam vir de duas revelações do ano findo: a cantora da nova geração paraense Aíla Magalhães, e um de seus compositores preferidos, Felipe Cordeiro. Leia meu Top Five, com comentários para cada escolha, no blog do Vinicius.

Antes de mim, também já listaram seus destaques de 2009:

  • Cristofer Floco, designer, integrante do Canoa Cultural (RR): Black Drawing Chalks, Ecos Falsos, Linha Dura, Móveis Coloniais de Acajú e Macaco Bong. 
  • Bernie Walbenny (PA), produtor das bandas Madame Saatan e Johny Rockstar, preferiu destacar lançamentos, e não apenas os artistas: Singular, de Lulu Santos; Monoral, da Johny Rockstar, The god of all mistake (single), Eminence; Um tributo Delinquente - Balanço do Rock 19 anos (EP coletivo); e Beat Iú, DVD de Marco André. 
  • Thiago, roadie e realizador do Festival Mentira Fest Rock (RR): Euterpe, Somero, Mr. Jungle, Neuber Uchôa e Garden. Para 2010, prevê que o Canoa "vai bombar com festivais de qualidade, novas bandas e mais viagem para divulgação dos trabalhos locais no Fora do Eixo". 
  • Vinicius Lemos, produtor do Festival Casarão (RO): Cidadão Instigado, Móveis Coloniais de Acajú, Céu, Black Drawing Chalks e Porcas Borboletas. Manifesta a expectativa de retomada dos  investimentos na área cultural em 2010, depois da retração em 2009. 
  • Vanessa Brandão, que escreve a coluna "Okiá" na Folha de Boa Vista: Teatro Mágico, Banda Gentileza, Euterpe, O Rappa e Seu Jorge.   
  • Edgar Borges, jornalista e membro do Coletivo Caimbé (RR): Iekuana, Magoozaia, Guy-bras, Coletivo Canoa Cultural e Klethus. Para 2010, deseja "uma net decente para Roraima".  


Um comentário:

  1. Obrigado pela força Fábio.

    Sucesso em 2010 para vc e pro somdonorte.com.br

    abrçs

    Vinicius Tocantins

    ResponderExcluir