Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Diz Aí Especial: AltF4

A entrevista de hoje é muito especial: conversamos com os grandes vencedores da votação Música do Ano, que realizamos aqui no blog de 4 a 30 de dezembro de 2009: a banda AltF4, de Boa Vista, Roraima. Dos 20325 votos recebidos de nossos leitores, 7376 (ou seja, 36,29% do total) foram para "Lembranças de um Dia". A canção liderou todas as fases, e encerrou a votação mais de 3 mil votos à frente da 2ª colocada. Na entrevista, realizada por e-mail nesta quarta, 6 de janeiro, a banda comenta a vitória, a parceria com Jubah, o autor da música e ex-integrante do grupo, os planos pra 2010, entre outros temas. 


Som do Norte - O que a vitória nesta votação representa para vocês?

AltF4 - Antes de tudo ela mostra que estamos mais maduros. Não temos dúvidas que ser escolhido em uma votação como essa, com tantas bandas "vizinhas" boas concorrendo, é um grande impulso para começarmos 2010 com o pé direito e com um enorme desejo de voltarmos ao trabalho, de levar alegria ao máximo àqueles que nos rodeiam, isso a torna muito significativa.

Durante o período de votação, a banda mobilizou os fãs,
numa verdadeira "campanha eleitoral", como se vê
nesta imagem que por alguns dias usou como fundo do Twitter. 

Som do Norte - Vocês incluíram "Lembranças de um Dia" em seu PalcoMP3 no dia 15 de setembro de 2009. Já no dia 20, ela foi escolhida pelo blog Som do Norte como Música do Dia. Mais adiante, em 30 de outubro, o vídeo no qual vocês tocam esta música foi publicado no YouTube, sendo anunciado como prévia do primeiro DVD da banda. Até que, em 29 de novembro, ela foi incluída entre as canções pré-selecionadas para concorrer a Música do Ano do Som do Norte e liderou todas as fases da votação, a partir do dia 4 de dezembro, até ser proclamada como a grande vencedora da enquete no dia 30, com 7376 votos. Como é que vocês vêem estas conquistas todas, ligadas a esta música? Vocês a sentem como especial no repertório da banda?

AltF4 - O bacana da internet é que você disponibiliza algo e em instantes você recebe a resposta do público, diferente de qualquer outro meio. Queríamos uma música em que os ouvintes pudessem se identificar com o enredo. E foi justamente isso que acabou ocorrendo. Recebemos muitos recados no Orkut de pessoas que já estiveram na mesma situação que retratamos. Sim, ela é especial para nós, pois a composição é de um queridíssimo amigo nosso, o Jubah. Ele já tocou baixo conosco, até achávamos que a sua saída poderia abalar a forma pela qual a gente escrevia as músicas, porém ele continua participando ativamente no trabalho do conjunto mesmo distante. Além disso, "Lembranças de um Dia" foi gravada na forma mais simples possível: voz e violão! Mas nas apresentações ao vivo ela ganhou uma nova roupagem, mais elétrica, e deixou de ser totalmente unplugged. Como registramos no vídeo em que tocamos ela no II Festival TomaRRock. Achamos que o público aprovou os dois formatos. (quem mandam são eles, hehe).


Som do Norte - Falando em  YouTube. O vídeo de "Lembranças de um Dia" passou por um problema na atualização da contagem dos acessos naquele site, entre 2 e 6 de outubro. Como é que vocês lidaram com o fato?

AltF4 - Primeiramente estávamos felizes por disponibilizar o vídeo para todos assistirem e curiosos para sabermos que nota os espectadores dariam ao vê-lo. De repente, ocorreu de termos em tão pouco tempo centenas de acessos ao nosso vídeo no YouTube. Foi uma coisa de louco aquilo, mas também de repente as coisas foram mudando. Não recebíamos acesso, não tínhamos respostas do vídeo e nada, como se tivessem apertado o botão de "pause". Então, procuramos saber o que havia ocorrido e tudo não passou de uma "faxina" (atualização) no site (para checagem de conteúdos impróprios).  Foi isso! Que bom que o Bento Filho, nosso guitarrista, não tocou neste dia sem blusa. Hehehe!

Som do Norte - Recentemente, vocês noticiaram que haviam voltado a compor com Jubah. Como é que anda essa parceria? Será que tem novo sucesso pintando na área?

AltF4 - Apesar do Jubah ter ido embora, mantemos sempre contato com ele pelo MSN. Em um certo dia, nos juntamos pra fazer músicas e revemos uma conversa do Betinho Bantim, o atual baixista, com o Jubah, onde continha uma música chamada "Não Tem Preço". Ela nos chamou muito a atenção por retratar essa parceria que permanece, apesar da distância em que nos encontramos. A letra de "Não Tem Preço" está disponível em nosso Fotolog e lá você também poderá conferir os comentários a respeito dela.  Esperamos que seja o próximo destaque de nossa carreira, que só será possível, dependendo do trabalho que será feito daqui em diante e da aceitação do público.


Som do Norte - Como é que anda o planejamento da AltF4 para 2010? Para quando podemos aguardar os lançamentos do EP Rumo ao Sonho e do DVD? Alguma turnê em vista?

AltF4 - Pretendemos até março termos um estúdio próprio para ensaiar, pois hoje não temos um local apropriado para discutir os rumos da banda. O estúdio dará mais disponibilidade para a conclusão do nosso primeiro EP Rumo ao Sonho, que atualmente já tem 4 músicas gravadas. Nosso desafio maior será decidir a seleção das músicas que possuímos e que irão completar o EP. Após isso, exibiremos (com expectativas de lançamento no III Festival TomaRRock) nossa demo, juntamente com um possível registro em imagens dirigidas pelo nosso amigo Fernando Volkmer. Assim que lançarmos o nosso primeiro EP, analisaremos e agendaremos uma turnê a regiões vizinhas.

ALTF4 (RR)
Lembranças de um Dia
Composição: Jubah

6 comentários:

  1. Mais uma vez Fábio, você está de parabéns! Pois uma oportunidade como essa veio em boa hora! Parabéns aos meninos da Alt, estou torcendo muito por vocês! o blog tá bombando, e a música também! Em vista que, eu como fã, fico "fuçando" direto para ver os resultados, pra mim é gratificante ver o desempenho tomado ao longo desse tempo todo!
    Mais uma vez meus parabéns, e que todos vocês continuem assim!
    A música do Norte merece olhos especiais em cima dela!

    Obrigada!

    - maria carolina -

    ResponderExcluir
  2. Ah, que lindo esse progresso.
    Desejo tudo de bom pra vocês. E fico feliz em ter ajudado vocês a ganharem '' Melhor música do ano ''.

    Beijão.

    @nandaapple

    ResponderExcluir
  3. adoreiii essa entrevista!! shoow de bola!!mtoo bom conhecer um pouco mais dessa banda!! e esa música Lembranças de um dia eh mtoo massa!! adoreii!!! sucesso sempree!!
    bjãooo

    ResponderExcluir
  4. parabens galera... vc6 sabem que vc6 sao fodah.. e vamus rumo ao DVD ;D
    pq eu tow ancioso :)
    parabens para a falera do somdonorte

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista com os meninos da alt, sou fã n° 1 da banda! e vÊ esses meninos crescendo assim é muito gratificante! Valeu Som do Norte!
    e Força Alt SEMPRE!

    Vivian Barbosa

    ResponderExcluir
  6. Parabéns a você, também, Fernando Volkmer, por estar trabalhando com a Alt no DVD. Nós também estamos ansiosos!

    abraços

    ResponderExcluir