Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Diz Aí: Arthur Nogueira fala de Renan Pinheiro


Nesta quarta, 27 de janeiro, o cantor e compositor Arthur Nogueira faz nova apresentação do show Mundano em Belém. O show tem a participação especial de Renan Pinheiro (no detalhe, à direita), vocalista da banda Inverso Falante - o que me deixou curioso, pois por um lado o show tem por base um repertório muito particular como é o do CD Mundano, e por outro o espetáculo escapa ao perfil tão comum em Belém que é o de quase sempre haver muitas participações especiais. Quis então saber de Arthur o motivo de ter convidado Renan, e a resposta chegou hoje, por e-mail:

- A gente se conheceu no final do ano passado. Por acaso, fui a um bar e era dele o show da noite. Chamou a atenção porque o repertório tinha coisas que gosto muito, como "Overjoyed", do Stevie Wonder. Ele ainda me chamou para dar uma canja com ele, de surpresa, e foi bacana. Aí nos reencontramos no Festival Se Rasgum, porque o Inverso Falante se apresentou. Na época do Festival, fizemos uma viagem para a ilha de Cotijuba, por conta de uma ação ambiental que a Se Rasgum tava promovendo com os artistas, e trocamos ideias e CDs. Eu já vinha pensando numa reedição do Mundano e achei que tê-lo por perto destacaria certas coisas. Por exemplo: nesse meio de bandas de rock, eu acabo me sentindo deslocado - não por ser mais ou menos rock, mas por fazer um trabalho solo. Algumas pessoas perguntam "qual a sua banda?" e não tem, sou só eu. No entanto, sempre digo que, apesar de ser um álbum de um artista só, o Mundano foi concebido coletivamente, como se fosse o álbum de uma banda. O processo foi conjunto - reunia com Felipe Cordeiro, Renato Torres, Mauricio Panzera e Arthur Kunz para discutir arranjo, sonoridade, repertório. Eles traziam sugestões e todas elas foram imprescindíveis para o processo ou, pelo menos, discutidas. Foi criada uma sonoridade própria a partir da bagagem de cada um. Essa é a alma rock do Mundano. E ter o Renan por perto, de alguma maneira, acentua isso. E ainda vamos cantar a música que eu considero a mais "banda" do CD, "Gratuito", minha e do Renato.




SERVIÇO
Projeto ¼ de Música apresenta:
Show Mundano, de Arthur Nogueira
Teatro Margarida Schivasappa (Centur)
Dia 27 de janeiro de 2010, às 20h
Ingressos: R$10, com meia-entrada para estudantes
Informações: 91-8267-6270
  • O show Mundano tem apoio do blog Som do NorteO CD Mundano é o Disco do Mês Som do Norte de fevereiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário