Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Na Rede: Clepsidra fala do CD Independente

Agora no começo da tarde, a banda Clepsidra falou novamente em seu Twitter sobre as gravações do 3º CD, Independente, aproveitando para esclarecer um ponto a respeito do qual outro dia eu manifestei dúvidas aqui: a questão dos bônus do disco. Com a palavra, a banda: 
  • Pra esclarecer o Fabio, e a todos: Independente será gravado mesmo apenas por nós três, no APCE Music.
  • A gravação ainda não finalizada da canção "Independente", feita no MK3, com a participação de Felipe (Cordeiro) e Rodrigo (Ferreira), poderá entrar como bônus no cd
  • "Voragem" deverá também ser bônus porque é uma canção adicionada, que não faz parte do bloco trabalhado inicialmente na pré-produção
  • Mas, como dizia o Metrô, "no balanço das horas, tudo pode mudar"
  • Como alguns detalhes de arranjos: a intro de bateria de "Além Mar" ganhou outra intenção ao ser gravada por Arthur Kunz na sexta feira
  • O motivo: distanciar a versão do Clepsidra da versão já gravada no disco de Juliana (Sinimbú)

Fico satisfeito com o esclarecimento, e devo admitir que não é comum ver CDs serem lançados com duas faixas-bônus (ao menos eu agora não lembro de nenhum), veio daí minha dúvida.

Será ótimo se entrarem as duas: "Voragem" é uma excelente canção, e "Independente" foi composta por Renato Torres em parceria com Felipe Cordeiro, sobre cujo trabalho creio que basta dizer o seguinte: das 41 canções que concorrem a nossa Música do Ano, cinco levam sua assinatura (duas em parceria, e três unicamente dele). Nenhum outro compositor teve tantas músicas incluídas na lista. 

2 comentários:

  1. oi fábio!

    olha, em primeiro lugar, obrigadíssimo por estar divulgando nosso trabalho aqui no teu blog! é fantástico isso...! deixa eu te dizer uma coisa: a canção "independente" estará, sim, no cd, mas executada apenas com o trio. se a versão com o felipe e o rodrigo entrar como bônus, será como uma curiosidade, uma "alternate version", como dizem os americanos, daí a música estará presente duas vezes no cd. quanto à presença dessas faixas-bônus, creio que não é uma novidade tão grande assim... pelo menos não no mercado brasileiro. talvez aqui no paraense seja. quando lançamos "bem musical", nosso primeiro disco, ele iniciou com cinco canções, e depois virou um cd de sete canções; estas duas que foram acrescidas ("água ladainha" e "samba na poeira") são, ao meu ver, faixas-bônus, porque elas são diferentes das outras cinco, que compõem um corpo coeso - apesar dessa informação não constar no encarte do disco.

    um grande abraço, e obrigado mais uma vez!

    r

    ResponderExcluir
  2. Renato, obrigado por mais este esclarecimento.

    Confesso que até aqui me parecia que a canção que intitula o disco, "Independente", talvez não o integrasse, caso a versão gravada com Felipe e Rodrigo não entrasse como bônus.

    Quanto à divulgação aqui no blog do trabalho da banda, ela é merecidíssima!

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir