Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Escolha da Música nortista do Ano

* Este foi o texto de nossa coluna de 8 de dezembro no portal Visto Livre. Novo texto entrou no ar ontem à noite: Terruá Pará

Por pelo menos dois motivos, eu tinha me proposto a não falar na coluna desta semana sobre a votação na qual desde a sexta, dia 4, os leitores do blog Som do Norte apontam a Música do Ano. Primeiro, porque este já foi o tema da semana passada; e 2º, porque é uma iniciativa minha; não quis incorrer no pecado do auto-elogio. Se acabei optando por repetir o assunto, é porque este realmente foi um dos temas que mais mobilizou a cena musical nortista na semana, e ainda para esclarecer um problema ocorrido no domingo que levou ao reinício da votação.

Vamos começar pelo pior: neste dia 6, perto das 5 da tarde, quando a enquete já havia recebido mais de 1500 votos, notei que havia dois erros, um no nome de uma banda, outro na identificação do estado de outra. Para fazer essas correções, entrei então no site de enquetes que gerou o código que utilizo, porém não me dei conta de que, naquele site, editar uma enquete em andamento leva ao apagamento dos votos já recebidos. O aviso sobre isso não está suficientemente destacado, além disso o site não oferece opção de recuperação dos dados. Perderam-se assim, infelizmente, os votos dados em cerca de 65 horas. Imediatamente assumi o erro e emiti um comunicado a respeito, publicando-o no próprio blog. 

Agora, a parte boa: a partir dali, artistas e fãs voltaram a se mobilizar intensamente, o que resultou em mais de 1200 votos nas 24 horas seguintes. Além desta mobilização - várias bandas fazem intensa campanha junto aos fãs em seus blogs e páginas do Twitter -, a promoção Música do Ano é destaque na mída já desde o dia em que foi anunciada, 29 de novembro, um domingo. Nesse mesmo dia, ela já foi citada no site de um dos maiores incentivadores da música paraense, Ná Figueredo. No dia seguinte, a jornalista Luciana Medeiros, de Belém, a noticiou em seu blog Holofote Virtual. E foi naturalmente o tema principal da entrevista que concedi à jornalista Poliana Macedo e publicada no Jornal do Tocantins, de Palmas, na quinta, dia 3, véspera do início da votação. 

A enquete segue até dia 30. Visite o blog, conheça os destaques da produção musical nortista deste ano e vote na sua canção preferida! Depois, acompanhe as parciais da votação através do nosso Twitter: http://twitter.com/somdonorte


Nenhum comentário:

Postar um comentário