Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

domingo, 6 de dezembro de 2009

Comunicado sobre o problema na enquete Música do Ano

Caros amigos: agora há pouco, por volta das 17h (horário de Brasília), todos os votos que haviam sido recebidos em nossa enquete da Música do Ano foram apagados, por uma falta de atenção de minha parte. 

Ao olhar, pouco antes, a página de resultados, constatei dois erros: faltava o hífen no nome da banda MB-4, e a banda HeyHeyHey! estava identificada como sendo de Roraima, e não de Rondônia. Como um dos objetivos da enquete é, além de apontar a música que marcou 2009, divulgar as bandas selecionadas por mim e pelos leitores, julguei ser importante efetuar essas correções e fiz login em minha conta do site enquetes.com.br, onde a pesquisa é hospedada. 

O site enquetes.com.br permite "alterar, adicionar ou excluir opções" de enquetes em andamento, porém infelizmente não vi a advertência "ATENÇÃO: Ao alterar as descrições, adicionar novas opções de resposta ou excluir alguma alternativa, TODOS os votos atualmente recebidos nessa enquete serão apagados por motivos de segurança e credibilidade." A advertência fica no alto da página, bem longe do botão de "Confirmar" alteração, onde consta apenas que "Ao confirmar, serão excluídas as opções que estiverem com o checkbox "excluir" marcado, atualizadas as descrições e inserida mais uma opção caso ao campo "novo" esteja preenchido." O ideal seria que a advertência estivesse ali, ou fosse ali repetida. Até porque quem vai alterar opção de enquete em andamento não imagina a princípio que isso vá zerar a votação. Em seguida, ao entrar no blog para conferir as alterações, me dei conta do ocorrido. Retornei ao site enquetes.com.br buscando alguma função de backup, mas infelizmente o site não a oferece. Com isto, não há como recuperar o número de votos que cada opção já havia recebido até o momento do apagamento acidental dos dados. 

Lamento profundamente ter causado, mesmo que involuntariamente, o apagamento dos votos. Peço humildemente desculpas a todos os artistas autores e intérpretes das candidatas a Música do Ano e aos leitores que já haviam votado. Convido a todos que sigam votando. O prazo final para votação segue sendo 2h da manhã do dia 31 de dezembro (horário de Brasília), e me comprometo publicamente a não fazer nenhuma outra alteração na enquete até lá. 

Fabio Gomes

3 comentários:

  1. oOábio, até aí tudo bem, você pode até pedir desculpas! Mas acontece que as bandas que obteram mais votos podem ter sido prejudicadas na votação. Ainda mais quem estava no topo! Eu nao concordo, mas pelo menos você deveria ter observado quantos votos cada banda tinha e somar tudo no final. As bandas estão lutando por esses votos diariamente e, querendo ou não, existem pessoas que não tem muita paciência de ficar aqui votando! Sou uma fã que me mato aqui votando todos os dias, mas nem todos são como eu! acredito que seja por falta de irresponsabilidade e atenção, e isso pode ter prejudicado terminantemente as bandas que estavam na frente.. Peço que preste mais atenção ao iniciar uma votação pois conseguir votos não é fácil! E também não é fácil divulgar uma banda independente, batalhar diariamente para que ela continue ao topo e vir alguém para apagar todo o esforço obtido! Sinceramente, peço mais atenção ok? obrigada!

    Votem em Lembranças de um dia - Alt F4

    - maria carolina -

    ResponderExcluir
  2. Maria Carolina, bom-dia!

    Entendo sua manifestação, que me mostrou que algo não havia ficado suficientemente esclarecido no comunicado: quando disse que o site enquetes.com.br não oferece função de backup, faltou eu acrescentar que isto impossibilita que se saiba quantos votos cada música tinha no momento em que os dados foram acidentalmente apagados.
    A falta desses dados impede que os votos anteriores sejam somados no final.
    E eu realmente não anotei a parcial da votação pois, como disse, "porque quem vai alterar opção de enquete em andamento não imagina a princípio que isso vá zerar a votação".

    Esteja certa de que o fato não irá se repetir.

    ResponderExcluir
  3. Aí, Fabio, excelente trabalho. Parabens pela iniciativa de divulgar a arte do Norte do país. Indicarei seu trabalho nas minhas páginas, aguarde. E manda sempre novidades.
    Abração, vamos juntos & tataritaritatá!!!!
    www.luizalbertomachado.com.br

    ResponderExcluir