Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

domingo, 8 de novembro de 2009

Na Rede: Nortistas no Calango 2009

O site do Festival Calango destacou na sexta, 6 de novembro, algumas das notícias publicadas na internet sobre o evento que aconteceu em Cuiabá entre 30 de outubro e 1º de novembro, e do qual participaram cinco bandas nortistas - Vinil Laranja e Sincera (PA), Caldo de Piaba (AC), Mini Box Lunar (AP) e Somero (RR).
  • Bruno Nogueira, no site PopUp!, assim destacou a banda acreana: "[O Calango] É um momento importante de troca, onde o público local tem acesso ao extremo criativo do país, como a excelente Caldo de Piaba, do Acre; a instrumental cearense O Garfo e o rock em português dos Walverdes." (Leia o texto completo: Calango 2009: Cobertura parte dois). Bruno também realizou uma videocobertura do Calango, disponível em 4 partes no post Calango 2009: Cobertura.

Caldo de Piaba por Marcelo Costa
  • Marcelo Costa, no site Scream & Yell, apontou quatro das cinco bandas nortistas como destaques do festival - inclusive aquela cujo show ele não assistiu, Mini Box Lunar. (De tão satisfeito com o desempenho da banda Holger no segundo dia, Marcelo preferiu voltar para o hotel na hora do show da Mini Box, mas o que ouviu a respeito depois fez com que ele incluísse a banda do Amapá como menção honrosa em seu TopTen do Calango). Dos que assistiu, Marcelo recomenda que o público preste atenção no Caldo de Piaba, acredita que Sincera "pode vir a ser o NX Zero do Pará" e assinalou a ousadia de Andro Baudelaire, vocalista do Vinil Laranja, cantar vestido de noiva. Leia o texto completo: O melhor do Festival Calango 2009

Vinil Laranja por Marcelo Costa
  • Tiago Agostini foi outro que se desculpou, ao fazer seu balanço do Calango, por não ter visto Mini Box Lunar. Dos nortistas que assistiu, destacou Caldo de Piaba: "música instrumental com guitarra blueseira mas cozinha suingada." Veja o texto completo na coluna A Day in the Life.
  • No portal Fora do Eixo, Barbara Andrade, do Coletivo Megafônica (Belém) escreveu sobre os shows do sábado (enfim alguém que viu Mini Box Lunar! Barbara definiu os amapaenses como "a surpresa da noite") e Bruna Cruz, do Coletivo Raio q U Parta, de Porto Velho, falou da última noite do evento, destacando a competência dos shows das nortistas Somero e Sincera, as quais também qualificou como surpresas.

Mini Box Lunar por Rafael Monteiro

O blog do Raio q U Parta publicou outros textos sobre o Calango:
Digitos
Um dos melhores relatos sobre o festival foi, curiosamente, escrito por um integrante da banda nortista menos citada nas diversas coberturas: Vinicius Tocantins, da Somero. No texto que escreveu para o site do TomaRRock, Vinicius comenta o festival como um todo, destacando a estrutura, os melhores shows (incluindo todas as bandas do Norte) e adiantando o pré-convite que Somero recebeu do Raio Q U Parta: "fazermos uma mini-turnê em Rondônia durante o Grito Rock nas cidades de Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena", entre outras ações.


Somero no Calango
(Foto: Anny Barroso)

Outro relato de músico a merecer destaque é o do guitarrista acreano Saulinho Machado (que toca na Filomedusa e no Grupo Capú e que foi para Cuiabá a convite da organização do Calango para tocar com o Caldo de Piaba). Saulinho contou tudo, desde as 36 horas de viagem entre Rio Branco e Cuiabá, até o gran finale com o projeto Música do Mato. Dos nortistas, destacou Mini Box Lunar, Somero e principalmente o Sincera: "Fazia tempo que queria ver o show deles. Mandaram ver um hardcore melodioso verdadeiro e convincente." O relato de Saulinho, intitulado Caldo de Calango por Piaba foi publicado no blog do Caldo de Piaba, Piaba no Kombão.

Saiba mais:
  • Veja outras fotos do Calango, por Marcelo Costa, no Flickr
  • Ouça a 1ª parte do programa Independência ou Marte especial sobre os festivais Jambolada (Uberlândia) e Calango. Inclui uma entrevista com Mini Box Lunar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário