Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

domingo, 1 de novembro de 2009

De Olho: Na Base da Bossa

O programa DocMTV exibiu na madrugada de sábado, 31 de outubro, o documentário Na Base da Bossa: 50 Anos de Experiência, com direção de Jodele Larcher e direção musical do BossaCucaNova. Entre os vários artistas participam cantando e dando depoimentos sobre o começo da Bossa Nova e na atualização que o BossaCucaNova promoveu no estilo, estão dois nortistas: a amapaense Fernanda Takai e o acreano João Donato.

Fernanda aparece em três momentos: cantando "O Barquinho" (Roberto Menescal - Ronaldo Bôscoli) numa versão bem suave em meio a uma jam com o BossaCucaNova e vários músicos, incluindo Menescal à guitarra; entrando na sala quando está para começar outra jam, em que Marcos Valle comanda os improvisos sobre "Os Grilos" (parceria sua com o irmão Paulo Sérgio Valle); e conversando sobre as capas de disco da Elenco (foto abaixo). É por esta cena, aliás, que podemos saber que as filmagens não são exatamente recentes, pois Fernanda fala que quando lançasse seu primeiro CD solo pensava em usar o preto-e-branco que era marca registrada das capas da gravadora Elenco - e Onde Brilhem os Olhos Seus já foi lançado há um bom tempo.


Já Donato praticamente encerra o filme. Após aparecer numa série de depoimentos junto com Carlos Lyra e outros, louvando a introdução de elementos eletrônicos na bossa pelo BossaCucaNova, lidera a jam final, em que canta "Nasci para Bailar" (Paulo André - João Donato) ao lado da cantora Cris Dellanno (festejada por ninguém menos que Leny Andrade) com o BossaCucaNova e participação do saxofonista Léo Gandelman, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário