Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sábado, 12 de setembro de 2009

Música do Dia: Tintinhando o Surubim

Eu soube através do Twitter da Canoa Cultural, nesta sexta, que o dia 11 de setembro de 2009 ficará marcado na História de Roraima como o da integração do Estado à rede de internet banda larga. Para este avanço ser possível, atuaram em conjunto empresas públicas e privadas do Brasil e também a Companhia Anônima Nacional de Telefones da Venezuela (CanTV).  

Comemoro este avanço, mas também não posso deixar de me confessar estarrecido. Não só pelo fato de até então Roraima não contar com banda larga e quase ninguém fora de lá saber disso. O que considero incrível é, ao longo desse mais de um mês de blog, ver o quanto se fez pela arte no Estado, apenas tendo como opção para veiculá-la na rede a conexão discada. Espero que esta conquista ajude a aproximar ainda mais o Brasil de iniciativas importantes como as promovidas pelo coletivo Canoa Cultural e de trabalhos como o do cantor e compositor Neuber Uchôa, o autor da nossa música deste sábado: "Tintinhando o Surubim".


Esta é uma das faixas do CD Muito Prazer, que Neuber gravou em 2002 no Rio de Janeiro. Foi seu primeiro disco solo, não se levando em conta um compacto simples, "Ave", de 1985 (contendo apenas duas músicas). Seus LPs e CDs seguintes foram todos em parceria: com Zeca Preto, Caimbé (1988), Makunaimeira (1994) e Amazon Music (1997), e com Zeca Preto e Eliakin Rufino, Roraima (1992) e O Canto de Roraima (2000). Depois de Muito Prazer, Neuber já lançou Eu Preciso Aprender a Ser Pop (que título genial!!)(2006) e Damurida (2008).

O surubim é um peixe que pode chegar a pesar vinte quilos, presente em vários estados brasileiros (seu nome, de origem tupi, batiza uma cidade de Pernambuco). Em Roraima, é encontrado na bacia do rio Branco. Fico devendo a vocês uma definição mais precisa do que seja o verbo "tintinhar". Pela letra de Neuber e por raríssimos exemplos que encontrei em alguns sites, me parece que signifique esperar algo com muita paciência - se assim for, poderia se dizer que Roraima tintinhava a banda larga até ontem.    

NEUBER UCHÔA
" Tintinhando o Surubim" (Neuber Uchôa) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário