Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Música do Dia: O Trem da Viagem

Nossa Música do Dia da quarta passada foi "Baixaria Blues", em que Diogo Soares e Saulo Machado citam vários aspectos marcantes da vida em Rio Branco, até que num dado momento se referem a um grande nome da música local: Pia Vila, no verso "No ouvido, o velho Pia Vila adoidado", dizem, jogando com o duplo sentido da letra. Eles estavam ouvindo muitas vezes Pia Vila (ouvindo adoidado) ou chamando Pia de adoidado? Qualquer resposta pode ser a certa, pois o fato é que Pia não apenas não esquentou a cabeça com isso como até cantou esta música junto com a banda Stigma (atual Camundogs) no Teatro Plácido de Castro (Teatrão) em 25 de agosto de 2005.

Pia não teria porque se incomodar mesmo. Além de ser conhecido como "maluco beleza" - uma versão acreana de Raul Seixas? -, já foi chamado de "autêntico remanescente da era glacial" pelo baterista da banda Los Porongas, Jorge Anzol (conforme consta do texto Aldeia sideral de Pia Vila, de Rosiane Farias, publicado no Overmundo em 11 de junho de 2006). E Anzol foi um dos músicos que Pia convidou para tocar com ele nos shows onde gravou o DVD Aldeia Sideral, no Teatro de Arena do Sesc, em 23 e 24 de janeiro de 2009.

Uma das músicas incluídas no DVD foi "O Trem da Viagem", parceria de Pia com Felipe Jardim que é nossa Música do Dia desta quarta. "O Trem..." já entrara no CD também intitulado Aldeia Sonora, que Pia lançou em 2004 - seu primeiro disco, em quase três décadas dedicadas à música, que teve como marco a criação, nos anos 70, do estilo denominado mastigadinho, ao lado dos parceiros Felipe Jardim e Beto Brasiliense, misturando influências do xaxado, baião, forró, blues e rock (e que ficou eternizado no disco Flora Sonora, mesmo nome de um show histórico apresentado pelo trio em 1977). 

Vamos assistir Pia Vila cantando "O Trem da Viagem" junto com a banda Mamelucos, que o convidou para seu show de 20 de outubro de 2006 no Festival Varadouro. 

Mamelucos é:

Daniel Lima  - vocal
Artur Miúda - baixo
Josan Barbosa - guitarra
Flavio Barba - bateria


Nenhum comentário:

Postar um comentário