Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Música do Dia: Inundação


Inundação se chama o show de Kelen Mendes que encerrou na terça, 1º de setembro, temporada de três apresentações no projeto Acústico em Som Maior, no Teatro Hélio Melo, em Rio Branco. Inundação também é o nome do primeiro CD de Kelen, lançado em março de 2008, contendo 6 regravações de clássicos da música acreana das décadas de 70, 80 e 90 (sim, o CD só tem 6 músicas) - composições que ela ouvia no rádio quando criança. "Inundação" é ainda uma canção que Kelen gravou duas vezes (antes deste CD, ela fizera em 2007 uma versão um pouco mais curta, com arranjo semelhante, para o CD Quinta Cultural Acre). E por tudo isto "Inundação" é a nossa Música do Dia desta quinta. Aliás, não é a primeira vez que esta gravação é apontada como Música do Dia na internet - isto já aconteceu na página do deputado estadual acreano Edvaldo Magalhães no dia 20 de março de 2008.



Como a própria Kelen disse a Rosiane Farias (no texto "Algo de Kelen Mendes no CD Inundação", publicado no site Overmundo em 16/6/2006, que anunciava o lançamento do disco para agosto daquele ano), a essência de "Inundação" é que "a cidade teima em ficar às margens do rio Acre. Em época de enchente o difícil é retirar as pessoas de suas casas ou fazer com que elas não habitem à beira do rio. É a vida de Rio Branco. Inundação.

Kelen tem participado de shows do autor de "Inundação", o cantor e compositor Narciso Augusto Araújo de Souza, 49 anos, um dos principais representantes da geração revisitada no CD. Um destes espetáculos foi Baquiri - Pra não Acabar em Samba, em julho de 2005 no Teatro Hélio Melo. Narciso tem, desde os anos 80, um trabalho de pesquisa musical que o levou a incorporar em suas composições elementos das culturas indígena, andina e nordestina.

KELEN MENDES
"Inundação"
(Narciso Augusto)


Agradecimento: Aldeia FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário