Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

domingo, 13 de setembro de 2009

Música do Dia: Igarapé das Mulheres

A Música do Dia deste domingo é considerada um hino da canção amapaense: "Igarapé das Mulheres", de Osmar Júnior, que a lançou no CD Revoada (1992), com grande sucesso de público. Nova versão foi incluída no CD Mairi (2005), gravado ao vivo na Fortaleza São José de Macapá. Já se sabe que esta será a única regravação incluída num dos projetos de Osmar já anunciados para lançamento em breve - Piratuba: A Cantoria no Lago, que se desdobrará em CD, DVD, livro (de autoria do sociólogo Fernando Canto) e site, tudo isto para comemorar os 30 anos de sua trajetória artística, completados em 2008. Nascido em 1963, Osmar participou do Movimento Costa Norte, que no início dos anos 80 movimentou a cena cultural do Amapá, despertando a classe artística e o público para a valorizar da música produzida no Estado.

Igarapé das Mulheres é o antigo nome do bairro de Macapá rebatizado como Perpétuo Socorro. Antigo mesmo: em 1874, o Igarapé das Mulheres (ou da Companhia) era o marco do limite sul da ocupação urbana da cidade; ao norte, havia outro igarapé, perto do forte já citado. A população estimada na época de 800 pessoas. Na foto à direita, vemos uma cena atual do bairro, mostrando barcos na Feira do Pescado. 

Vamos assistir Osmar Junior cantando "Igarapé das Mulheres" junto com Zé Renato, num show da série Amapá em Cantos, realizado no SESC Ipiranga (São Paulo) em 28 de novembro de 2008. O clipe foi produzido por Carmem Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário