Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Música do Dia: A Casa da Mãe da Gente

Foi a leitora Conceição Maia, num comentário que escreveu no sábado, dia 8, quem nos alertou: um dos maiores sucessos do novo CD de Alcione, Acesa, lançado em agosto, nasceu no Amazonas. Trata-se do samba de partido alto "A Casa da Mãe da Gente", de Junior Rodrigues e Gilson Nogueira. O produtor da cantora, Jorge Cardoso, esteve numa das rodas de samba que Júnior realiza todas as sextas em sua casa, em Manaus, e o sugeriu para o novo trabalho da Marrom.

Alcione identificou-se plenamente com "A Casa da Mãe da Gente", como disse à Tribuna da Bahia em 31 de agosto: “A maior lembrança que tenho de minha mãe é no paladar. O gosto do mocotó que ela fazia está no meu inconsciente. E, ao lado dela, me sentia protegida. Quando eu era pequena e trovejava, corria com meus irmãos pra cama dela. Ali a gente sabia que nada de ruim ia acontecer”. 

Mesmo um crítico como Mauro Ferreira, que não esconde ter sérias ressalvas ao novo CD - basta ver que intitulou seu comentário como "Alcione se ilumina na segunda parte de Acesa" -, assim se refere a este samba: "O nível se mantém alto no partido A Casa da Mãe da Gente (Junior Rodrigues e Gilson Nogueira) e na bonita toada Imperador Tocantins (Carlinhos Veloz)." A maioria dos leitores de Mauro que falaram de "A Casa..." nos comentários ao texto concordou que este é mesmo um dos destaques do disco.

"A Casa da Mãe da Gente" já havia sido gravado por Junior Rodrigues, em seu CD Parti do Alto. É do show de lançamento do disco, realizado no Teatro Amazonas (Manaus) em 19 de junho de 2009, o vídeo que vamos assistir na nossa Música do Dia de hoje. Tocam com Junior: Claudio Nunes (violão 7), Loirinho (violão), Rogério Demozzi (cavaquinho), Timóteo (flauta), Edu Brandizzi (sax soprano), Guilherme Gordo (surdo), Ticva Oliveira (pandeiro), Joabe Oliveira (tantã), Kayron (percussão de efeitos) e Eduardo Moura, Kátia e Nel Lima (coro).


5 comentários:

  1. Verdadeiramente um espetáculo.
    SALVE O SAMBA DO NORTE

    ResponderExcluir
  2. VEM SAMBAR QUE O SAMBA DO NORTE É REALIDADE, O SAMBA DA GENTE MERECE RESPEITO, PQ NOSSO SAMBA VAI CONTAGIAR...

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS JUNIOR RODRIGUES E GILSON NOGUEIRA - A CASA DA MÃE DA GENTE É A MELHOR MÚSICA DO CD DA ALCIONE.OLHA QUE QUEM FALOU FORAM OS GRANDES JORNALISTAS CULTURAIS E CRÍTICOS DE SAMBA.

    ResponderExcluir
  4. A CASA DA MAE DA GENTE NA MÍDIA NACIONAL E INTERNACIONAL.

    ResponderExcluir
  5. olha la kairo robson , la traz arrebenta manu , tira muita onda .

    ResponderExcluir