Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

A guitarra magnética de Mestre Vieira

O som que Mestre Vieira criou e que o produtor Márcio Macedo define como "alegre, popular, sem filtro, rico, delicado, 100% paraense, original e cativante" é a guitarrada - uma originalíssima mistura de elementos de choro, jovem guarda e merengue. Ou, no dizer do antropólogo Hermano Vianna, o estilo “Guitarra Popular Brasileira”.

Nascido Joaquim de Lima Vieira, o músico completa 75 anos no dia 29 de outubro. Também no mês que vem, logo depois do Círio, Vieira lança o CD Guitarrada Magnética (Ná Music). Gravado de forma independente em Barcarena agora em 2009, é um disco dançante e fortemente influenciado pelos ritmos caribenhos e do carimbó - como se pode perceber já pela faixa de abertura, "Guitarra Magnética", que você ouve no final do post.

Outros projetos estão em andamento, como o lançamento de um DVD e a produção de um documentário sobre sua obra. Enquanto eles não saem, para você conhecer melhor o Mestre,  recomendamos o texto Vieira e a guitarrada - a biografia de um mestre, publicado por Luciana Medeiros em seu blog Holofote Virtual.

MESTRE VIEIRA
"Guitarra Magnética"


Ficha técnica

Mestre Vieira - guitarra solo
Daniel - guitarra base
Tuca - contrabaixo
Augusto Moela - contrabaixo
Waldecí - bateria
Wilson - teclado

4 comentários:

  1. Bom dia;
    Sou um dos produtores do mestre Vieira e criador do blogger "mestre Vieira da guitarrada", onde se encontra todas as informações sobre ele: biografia, discografia, mp3, fotos, agenda... Criei em meados de 2008 e creio que é o único site dedicado integralmente à ele.
    Trabalho em parceria com a mana Luciana Medeiros do Holofote Virtual.
    Visite e divulgue o blogger do mestre: http://mundialprog-ponteado-mestre.blogspot.com/

    Felicidades mano!Parabéns pelo belo blogger!

    ResponderExcluir
  2. Coloquei seu blogger na minha lista de blogger parceiro.

    http://mundialprog-ponteado-mestre.blogspot.com/

    T+

    ResponderExcluir
  3. Sou muito fã de grande guitarrista, moro no noroeste do amazonas, quase não se ouve mas noticias do mestre vieira....gostaria muito de receber informações sobre o DVD, e de adquirir essa obra prima da música brasileira.....um abraço...! (sgccarlos@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Boa noite.
    Quero deixar aqui registrado a minha admiração por este monstro dessas músicas tipicamente paraense "Mestre Vieira" e gostaria de pedir aos Paraenses que prezem, apoiem e enalteçam nossos artistas legítimos, pois nosso artista maior, o Rei do Carimbó "VEREQUETE" morreu sem que o povo do Pará o prestigiasse como deveria.
    Mestre Vieira, Mestre Curica, Mestre Aldo Sena, Mestre Capijó, Mestre Lucindo, Pinduca e outros grandes artistas paraense, que DEUS os abençoe e que dê bastante saúde a vocês, para que possamos alegrar nossos corações ouvindo suas músicas.
    Obrigado por vocês existirem.
    Só nós Paraenses temos esse privilégio das Guitarradas, Lambadas, Carimbó, Siriá, Lundu, etc.
    Abraços fraternos.

    Antonio Castro Mamoré

    ResponderExcluir