Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sábado, 1 de agosto de 2009

A Música do Norte


Encerrou à meia-noite a votação do nome do blog! Foram 16 votos para Som do Norte (78% do total) e 6 votos (22%) para Música do Norte. Ninguém sugeriu outros nomes - o que provavelmente se deve às características do nome escolhido, ressaltadas pela leitora Edna Samáira, de Porto Velho (RO):

"Ah, Som do Norte é mais legal: descolado e curtinho."

Reproduzimos na sequência o áudio e o vídeo que haviam sido publicados no blog-gêmeo Música do Norte, neste período de votação. A partir desta segunda, 3/8, acompanhe nossas atualizações diárias - e participe, comentando ou mandando material (veja em em "Contato", na barra da direita, como você pode ser um co-autor do nosso blog.)

A música abaixo faz parte do CD Vol. 1, do Grupo Eware, formado por índios Tykuna: Genário, Irandy e Netinho (que, além de cantar, como os outros dois, também toca teclados). Os três moram na Aldeia Umariaçu, próxima a Tabatinga (AM).


GRUPO EWARE

"Pa Tchorü Princesa" (Minha Princesa)
(Netinho)(cumbia)

Já no vídeo, duas  intérpretes da nova geração de Belém (a Cidade das Mangueiras poderia ser chamada também Cidade das Cantoras) reverenciam sua mestra. Aíla Magalhães e Juliana Sinimbú convidam Alba Maria para dividir os vocais de "Essa Mulher" (Joyce - Ana Terra), na segunda apresentação do show Intimidade (Teatro Margarida Schivasappa, 15 de abril de 2009). Alba já havia participado também da primeira edição do show, que abriu o Fórum Social Mundial 2009 no dia 28 de janeiro - e ouviu emocionada Juliana lhe dizer ao final:

- Alba Maria, você é a nossa inspiração!

5 comentários:

  1. A união perfeita do novo com o consagrado!!!
    uma parceria emocionante, envolvente, e quem ganha? o público claroooo...O blog está lindo, reunindo tudo de bom que temos e mais um pouco....

    Viviane Garcia-Belém/PA

    ResponderExcluir
  2. que orrivel te site

    ResponderExcluir
  3. eu não cosigue endender nadinha

    ResponderExcluir