Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Música do Dia: Nasci para Bailar

Ontem, segunda, mestre João Donato estava de aniversário. Tendo nascido em Rio Branco a 17 de agosto de 1934, com um ano ele estava no Rio de Janeiro, pois seu pai, o primeiro piloto acreano, fora cursar a Escola de Aviação Militar do Exército. A família voltou a morar na capital do Acre de 1939 a 1945, quando, tendo sido extinta a Polícia Militar do então território, optaram pelo retorno ao Rio e dali Donato ganhou o mundo, primeiro tocando acordeon, mais tarde piano. Em 2006, foi homenageado pela terra natal com a criação da Usina de Arte João Donato, no Distrito Industrial de Rio Branco.  

Só podia ser dele, então, nossa Música do Dia desta terça. Escolhemos uma canção que foi grande sucesso em 1982, e intitulava o LP gravado naquele ano por Nara Leão: "Nasci para Bailar", em parceria com o paraense Paulo André Barata. Esta é uma música que, embora relativamente conhecida, tem poucas regravações: duas do próprio Donato (em 1996, ao lado do filho, Joãozinho; e em 1997, numa versão instrumental com o baterista Eloir de Morais); e uma de Wanda Sá no Songbook de Donato, em 1999.

Vamos assistir aqui a interpretação da cantora paraense Juliana Sinimbú, numa edição do programa Armazém Belém, que Ney Messias apresentava no SBT do Pará. Na gravação, realizada em 23 de agosto de 2007, Juliana foi acompanhada por Felipe Cordeiro (violão), Delcley Machado (guitarra) e Márcio Jardim (percussão). Este post homenageia igualmente a cantora, que também estava de aniversário no domingo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário