Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Música do Dia: Minhoca

Vocês lembram que na nossa Música do Dia de sábado, Lucimar contava as dificuldades vividas pelos artistas da terra, como é costume se chamar o músico local  - e não apenas em Tocantins. Isto também acontece, por exemplo, no Amapá - e com tal frequência que um dia um engraçadinho chegou pro cantor e compositor Zé Miguel e lhe disse: "Cantor da terra é minhoca."

Pois Zé Miguel transformou o que era para ser uma tiração de onda pra cima dos músicos locais em um ato de auto-afirmação, compondo uma música que intitulou, justamente, "Minhoca", e que foi gravada em abril de 2007 nos shows do Teatro das Bacabeiras (Macapá) que deram origem ao DVD Meu Endereço, lançado em 2008.

Desde então a expressão tem sido usada para designar o artista local; em fevereiro de 2008, músicos, compositores e cantores de Macapá, ao fundar no Bar do Abreu um bloco carnavalesco, o batizaram como "Os Minhocas". E este, naturalmente,  também passou a ser o apelido de Zé Miguel - a quem Jucicleber Castro, num texto escrito para o site Jornal do Rádio, designou como o “minhoca maior do Amapá”.  

Vamos assistir Zé Miguel cantando "Minhoca" na apresentação realizada no SESC Ipiranga (São Paulo) em 23 de novembro de 2008, dentro da série Amapá em Cantos - neste dia, Zé Miguel e Cléverson Baia tiveram como convidados Ceumar e Vital Lima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário