Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Música do Dia: Lavadeiras

A música desta sexta vem de Rondônia: Bado canta "Lavadeiras", numa gravação feita especialmente para o volume 10 da caixa de CDs Cartografia Musical Brasileira, produzida pelo Itaú Cultural em 2001, em conjunto com Violões da Amazônia, dentro do programa Rumos Música 2000/2001. O CD 10 era dedicado à produção dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Provavelmente foi esta reunião de quase todos os Estados nortistas (Tocantins, por algum motivo, foi incluído no CD 7, junto com Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul) que possibilitou a presença de dois paraenses na gravação desta música - o violonista Salomão Habib e o percussionista Nazaco Gomes, do Trio Manari.

Posteriormente, este fonograma foi incluído no primeiro CD solo de Bado, Aldeia de Sons, lançado em 2005. No show de lançamento, que aconteceu em Porto Velho em frente à praça Getúlio Vargas, ao lado do bar do Zizi, quem cantou "Lavadeiras" foi Ceiça Farias. O co-autor Binho também tem interpretado esta música em shows como a 6ª Mostra Sesc Rondônia de Música “Rondoniano” (2009).

Trata-se, portanto, de uma música que já tem uma boa trajetória, principalmente se pensarmos que foi composta por volta de 1995, época em que seus autores participaram do projeto Escola Viva, que levava a música de compositores de Porto Velho às escolas municipais da rede pública, resultando na gravação do CD Amazônia em Canto.

Essa longevidade não é por acaso: as "Lavadeiras" de que Bado fala existiram de fato. Por volta de 1968, os moradores da região de Porto Velho que abrange as áreas conhecidas hoje como Pedrinhas, Olaria e Rosário utilizavam uma cratera de laterita, onde só havia cascalho, para banho e lavagem de roupa. Bado contou estas e outras histórias em entrevista ao jornalista Silvio Santos (Zekatraca) em 2006: http://www.gentedeopiniao.com.br/ler_noticias.php?codigo=18286

BADO
"Lavadeiras"
(Bado - Binho)

Ficha técnica:

Bado: Violão e arranjo
Salomão Habib: Violão
Arlei Rodrigues: Flauta
Nazaco: Percussão

Agradecemos à leitora Janaína Leity, de Porto Velho (RO).

Um comentário:

  1. Graaaande, Bado!
    "é aqui na prancha que a gente se esgancha todas as manhãs..."

    ResponderExcluir