Aqui se fala do som dos estados do Norte do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ação Pará Faz Cultura: editais não estão completos no site da Secult

A Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult) lançou em cerimônia ocorrida no Teatro Estação Gasômetro (Belém), na tarde da última quarta, os editais 2009 da Ação Pará Faz Cultura, anunciada como uma nova política de fomento cultural para o Estado do Pará. Na noite da própria quarta, não tendo localizado o texto completo dos editais no site da Secult - www.secult.pa.gov.br, enviei uma mensagem através de sua página "Fale Conosco", perguntando onde eles estariam disponíveis na íntegra. A mensagem foi enviada às 20h29 do dia 12 de agosto e segue sem resposta até o presente momento.

Uma chamada na capa do site - Governo do Estado apresenta política de editais para 2009  - remete a um resumo dos editais, numa página da área de Notícias do site - www.secult.pa.gov.br/Noticias.asp?idNoticia=612. Não sou eu quem afirma que o que está ali é um resumo, a frase "Leia, abaixo, um resumo de cada um dos editais." está bem visível na página. O que segue é o mesmo texto que foi enviado à imprensa antes do lançamento - e que já podia ser lido, por exemplo, no blog do poeta Ronaldo Franco desde o dia 4 (Aos fazedores de Cultura do Pará). Os textos integrais dos editais não estão publicados, como seria de se esperar, na página de Editais do site - www.secult.pa.gov.br/Editais.asp; o edital mais recente é o de Pautas dos Teatros Públicos do Pará, cujo resultado foi anunciado no final de junho.

Ao não disponibilizar em seu próprio site o texto integral dos editais, a Secult na prática gera uma sobrecarga desnecessária em seu atendimento telefônico, além de dificultar a inscrição de artistas do interior do Estado, já que os residentes em Belém terão mais facilidade de se deslocar à sede da instituição para obter informações. E convenhamos, o resumo disponível na área de Notícias do site da Secult é extremamente resumido. Não foi divulgada nem mesmo a data limite para inscrição - um dado fundamental em qualquer seleção pública.

Um comentário:

  1. A página de editais do site da Secult já está com os 8 editais completos. Veja em http://www.secult.pa.gov.br/Editais.asp.

    Não avisamos antes porque ninguém da Secult entrou em contato conosco, amanhã o e-mail citado no texto completa um mês sem resposta. Mas o importante era que os artistas pudessem se informar, o que já foi garantido.

    ResponderExcluir